Autor:
MARCÍLIO RICARDO VALERIANO FERREIRA
Orientador: RANYÉRE SILVA NÓBREGA
Coorientador: CECILIA PATRÍCIA ALVES COSTA
Palavras Chaves: Educação ao ar livre Vivências com a Natureza Ensino Básico Ensino das Ciências Ambientais Consciência Ambiental
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2020 |
Resumo:
Apesar dos avanços nos estudos e ações da Educação Ambiental, os problemas que atingem o meio ambiente e, consequentemente, a população, continuam presentes e crescentes. Isto nos alerta para a necessidade de colocar ainda mais em campo abordagens capazes de tocar o Ser Humano por novos caminhos que os tornem mais ambientalmente sensibilizados e com um agir coerente e sustentável no mundo. Dentro desse contexto a Educação Ambiental Vivencial (EAV) é uma das abordagens mais frutíferas e pertinentes aos desafios de nossa época e precisa ser amplamente inserida nas escolas. A presente pesquisa objetivou construir e disponibilizar a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais) um aplicativo (app) móvel para smartphones repleto de informações sobre a importância da EAV, técnicas para condução dos estudantes e diversas sugestões de atividades divertidas e sensíveis para serem realizadas em espaços naturais (e com elementos naturais) onde a criança possa estar em relação direta com a natureza. Este objeto educacional traz como vantagens o acesso a qualquer momento (desde que se possua internet), a possibilidade de inclusão de vídeos, áudios, animações e o acréscimo constante de novas atividades e conteúdos (expansões). A sua validação foi realizada por um grupo de professores do ensino infantil e do ensino fundamental (séries iniciais) e foi observado que, com o uso dessa ferramenta de apoio, eles se sentiram capacitados e motivados a propiciar às crianças uma conexão vivencial com a Natureza contribuindo assim para gerar nelas um sentimento pró-natureza que permanecerá na vida adulta. Além disso, emitiram sugestões que contribuíram na construção da ferramenta e a aprovaram por unanimidade, o que a qualifica a ser largamente disponibilizada. |
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