NATUREZA EDUCADORA: USO DE APLICATIVO COMO INSTRUMENTO DE APOIO À INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VIVENCIAL NO ENSINO BÁSICO


 

Autor:

MARCÍLIO RICARDO VALERIANO FERREIRA

 

 

 

Orientador:

RANYÉRE SILVA NÓBREGA 

 

Coorientador:

CECILIA PATRÍCIA ALVES COSTA

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação ao ar livre

Vivências com a Natureza

Ensino Básico

Ensino das Ciências Ambientais

Consciência Ambiental

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2020

Resumo:

 

Apesar dos avanços nos estudos e ações da Educação Ambiental, os problemas que atingem o meio ambiente e, consequentemente, a população, continuam presentes e crescentes. Isto nos alerta para a necessidade de colocar ainda mais em campo abordagens capazes de tocar o Ser Humano por novos caminhos que os tornem mais ambientalmente sensibilizados e com um agir coerente e sustentável no mundo. Dentro desse contexto a Educação Ambiental Vivencial (EAV) é uma das abordagens mais frutíferas e pertinentes aos desafios de nossa época e precisa ser amplamente inserida nas escolas. A presente pesquisa objetivou construir e disponibilizar a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais) um aplicativo (app) móvel para smartphones repleto de informações sobre a importância da EAV, técnicas para condução dos estudantes e diversas sugestões de atividades divertidas e sensíveis para serem realizadas em espaços naturais (e com elementos naturais) onde a criança possa estar em relação direta com a natureza. Este objeto educacional traz como vantagens o acesso a qualquer momento (desde que se possua internet), a possibilidade de inclusão de vídeos, áudios, animações e o acréscimo constante de novas atividades e conteúdos (expansões). A sua validação foi realizada por um grupo de professores do ensino infantil e do ensino fundamental (séries iniciais) e foi observado que, com o uso dessa ferramenta de apoio, eles se sentiram capacitados e motivados a propiciar às crianças uma conexão vivencial com a Natureza contribuindo assim para gerar nelas um sentimento pró-natureza que permanecerá na vida adulta. Além disso, emitiram sugestões que contribuíram na construção da ferramenta e a aprovaram por unanimidade, o que a qualifica a ser largamente disponibilizada.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional