Autor:
SANDRA RAZANA SILVA DO MONTE
Orientador: OTACÍLIO ANTUNES SANTANA
Coorientador: VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
Palavras Chaves: História Ambiental Igualdade de Gênero Educação Contextual Didatismo Autoral
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2020 |
Resumo:
O meio, ensino por História em Quadrinhos; e a finalidade, informação e formação de sujeitos históricos por meio do evento da Batalha de Tejucupapo, foi o caminho dessa dissertação para que os alunos pudessem construir competências e habilidades focadas na Agenda 2030, particularmente em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que também foram os objetivos das Heroínas do Tejucupapo (avant la lettre) contra o colonizador: (i) preservar a alimentação de seu povo de forma sustentável (#ODS2), (ii) educar de forma não colonizadora (#ODS4), (iii) superar o binarismo de gênero (#ODS5), e (iv) manter o ambiente vivo como um sistema sustentável (#ODS15); e é hoje o objetivo das Marisqueiras que vivem na região. Essa conexão passado-presente fortalece os próximos empates ambientais a serem alinhados. Assim, o objetivo dessa dissertação foi contribuir para o resgate da História da Batalha do Tejucupapo e conectá-la aos sujeitos históricos atuais (Marisqueiras), em uma linguagem adequada para Educação Básica. A partir da análise diagnóstica, se pôde perceber que os alunos das escolas situadas na área onde ocorreu a Batalha de Tejucupapo, a desconhecem, o que justifica a construção de objetos educacionais sobre esse evento histórico. A História em Quadrinhos construída: ‘Heroínas do Tejucupapo: o passado e o presente’ conseguiu atingir seu objetivo proposto, de ser um potencializador na construção de competências e habilidades dentro da Temática das Ciências da Natureza e Ciências Humanas, áreas curriculares da Base Nacional Comum Curricular, e de ser um direcionador para o cumprimento da Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os professores destas escolas validaram a HQ como um produto técnico e tecnológica, pelos critérios da CAPES, um objeto educacional que cumpre seu papel de dar elementos para a conscientização e para práxis no campo ambiental. |
|