O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR DOS PROFESSORES SOB A LUZ DA LEI FEDERAL 9.795/99

ANTONIO GONÇALVES NUNES NETO

HELENA MIDORI KASHIWAGI

Educação Ambiental

Formação Continuada

Instituições e Ambiente

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

Este trabalho nasceu da preocupação que tenho, como professor em formação, com o cuidado com o Meio Ambiente. A minha atuação na Rede Municipal de Ensino no Município de Paranaguá, Paraná, e os constantes questionamentos sobre a Educação Ambiental fizeram com que eu buscasse além do conhecimento teórico a sua verificação na prática. A fundamentação teórica tomou como princípio a Lei Federal 9795/99, dentre outros o estudo de obras de teóricos como: Dias (2004), Fazenda (1991), Morin (2000), Freire (1996), Loureiro (2005), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa se constituiu como uma oportunidade para conhecer na prática o que se discute na teoria. Nesse sentido, foram entrevistados professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Municipal Iracema dos Santos, no total de 25 entrevistados, que responderam a um questionário de 14 questões. A metodologia aplicada nas análises dos dados foi a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, cujos resultados apresentaram que é constante a necessidade de rever a Formação Continuada dos professores sobre as questões ambientais. Desse modo, a pesquisa teve como Produto a Formação Continuada dos sujeitos participantes deste estudo, utilizando a Roda de Conversa e o Varal Ecológico como metodologias para apresentar a Lei Federal 9795/99 no contexto escolar.