O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E A FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


 

Autor:

MARISTEL DE SOUZA LOPES

 

 

 

Orientador:

CHRISTIANO NOGUEIRA

 

 

 

Palavras Chaves:

Alimentação Saudável

Educação Ambiental

Educação Infantil

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A escola desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida. Ela pode ser um canal para o ensino das Ciências Ambientais não apenas em disciplinas relacionadas às ciências, mas em todas as áreas do conhecimento. Em vista disso, esta pesquisa teve o objetivo de compreender a contribuição do ensino das Ciências Ambientais na formação de hábitos alimentares saudáveis na Educação Infantil. Para isso, elaboramos uma sequência de ensino sobre educação alimentar para proporcionar às crianças um espaço de interação e aprendizagem. O público-alvo foram alunos da turma do pré l do Centro Municipal de Educação Infantil Quatro de Março, localizada na cidade de Matinhos, no litoral do Paraná. Partiu-se das políticas públicas que visam garantir a alimentação acessível e disponível a todos, em quantidade e qualidade, priorizando os alimentos da região, fornecidos por produtores da agricultura familiar, permitindo que a alimentação saudável seja também sustentável. Por isso, essa pesquisa mostra aspectos importantes da Educação Ambiental na Educação Infantil e a sua abordagem na BNCC, bem como práticas de EA desenvolvidas nos espaços escolares e além dos muros da escola. Em síntese, a prática de educação alimentar apresentada nessa dissertação nos fornece novas maneiras de pensar a prática de ensino das Ciências Ambientais, e também como essas atividades podem contribuir para o desenvolvimento da criança.

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