O ENSINO DE CIÊNCIAS: ENTRE UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM O ENSINO APOSTILADO E OUTRO COM OS PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO POPULAR


 

Autor:

MARGARETE APARECIDA GONÇALVES

 

 

 

Orientador:

MAURICIO CESAR VITORIA FAGUNDES

 

 

Palavras Chaves:

Educação Popular

Ensino de Ciências

Ensino Apostilado

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A temática deste trabalho abarca o ensino com os princípios de educação popular e, por outro lado, o ensino apostilado, no âmbito do ensino de Ciências no ensino fundamental I. O objetivo é compreender os limites e as possibilidades do Ensino de Ciências quando realizado por meio de um trabalho pedagógico da apostila e quando realizado por meio de um trabalho pedagógico com os princípios de educação popular. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada pela observação, registros e realização de círculos de diálogo desenvolvidos durante a pesquisa, além de análise documental. A análise foi efetuada com o aporte na Análise de Discurso Crítica, assumindo como principal categoria a prática discursiva e a prática social. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 4° ano, do ensino fundamental I, de uma escola da rede pública do município de Paranaguá. Para tal, foram considerados os elementos constituintes dessa prática, sendo que a prática pedagógica com o ensino apostilado revelou não favorecer um ensino de perspectiva emancipatória. Já a prática pedagógica com os princípios da educação popular, mostrou-se mais favorável ao desenvolvimento dessa perspectiva. Como aporte teórico para fundamentação desta pesquisa, foram utilizados autores como Paulo Freire, Brandão, Contreras entre outros.

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