O ENSINO INTERDISCIPLINAR DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA NAS ESCOLAS DO CAMPO


 

Autor:

FRANCISCO MARCELO RODRIGUES RIBEIRO

 

 

Orientador:

EDILZA LARAY DE JESUS

 

Coorientador:

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

 

 

 

Palavras Chaves:

Classes multisseriadas

Movimentos sociais

Saber ambiental

Educação

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, Saúde e Ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriadas de modo a contribuir no processo de ensino das ciências ambientais nas escolas do campo em Lábrea – Amazonas. A metodologia foi o estudo de caso múltiplo (Yin (2015), utilizando pesquisa bibliográfica e documental, além de técnicas de coleta de dados através das entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram o coordenador da educação rural/campo da SEMEC e os docentes das escolas municipais São Francisco e São Sebastião, localizadas no município de Lábrea – AM. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) foi realizada análise dos dados coletados sobre as práticas educativas desenvolvidas nessas escolas no contexto do ensino das ciências ambientais. Foi constato que o ensino das ciências ambientais não está inserido na prática pedagógica dos professores, fazem uma abordagem sobre os temas ambientais pontualmente e descontextualizada dos componentes curriculares. Sendo necessário uma proposta de ensino curricular estabelecendo uma correlação de forma interdisciplinar, transversal e que envolva os saberes locais. Como resultado desse trabalho foi desenvolvido o guia didático interdisciplinar “Diálogos do ensino de ciências ambientais em salas multisseriadas”. Buscando romper com os paradigmas e métodos tradicionais, propondo uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional