O INSTAGRAM COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA TEMÁTICA DE RECURSOS HÍDRICOS


Autor:

STHÉPHANY VITÓRIA VALOZ SATURNINO

 

Orientador:

ANDREI DOMINGUES CECHIN

 

 

Palavras Chaves:

Instagram

Recursos hídricos

Ensino e aprendizagem

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UNB

 

Ano: 2022

Resumo:

 

Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma cartilha digital sobre o uso da rede social Instagram na conservação dos recursos hídricos para docentes da Educação Básica, buscando demonstrar meios de utilização das redes sociais como uma sala de aula virtual, dentro do contexto da educação formal, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II (EF II) do Distrito Federal (DF). Para isso, foi utilizada uma metodologia quali-quantitativa. Participaram duas turmas de dois professores da rede de ensino do DF, onde as mesmas foram divididas como Grupo Controle e Grupo Experimental. Constatou-se que os estudantes do GE se interessaram bastante na forma de aprendizado utilizando a produção de publicações para a rede social Instagram e percebeu-se um possível potencial na influência do aprendizado desses discentes. A cartilha virtual foi importante para os docentes, visto que apresentou o passo-a-passo para eles conseguirem incluir a rede social em sala de aula, no entanto foi sugerido que a mesma fosse incrementada com um curso de formação.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação