O LUDO AMBIENTAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2022

O uso de jogos didáticos pode ser uma alternativa para abordar os conhecimentos de forma dinâmica e divertida para os estudantes em sala de aula, uma vez que eles são um recurso didático que pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Tendo isso em vista, o presente trabalho estudou o processo de desenvolvimento e avaliação de um jogo didático que tem como público-alvo alunos de Ensino Fundamental II e 5º Ano do Fundamental I e visa trabalhar conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais sobre o meio ambiente fundamentados no referencial teórico de Antoni Zabala. Atualmente, o currículo escolar é norteado, no Brasil, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim esta se torna imprescindível para a orientação e elaboração de atividades pelos professores, o recurso elaborado a utilizou como ponto de partida para a elaboração de seu aspecto didático. O jogo construído com base nos estudos e levantamentos da presente pesquisa utilizou como base o formato “Ludo”, para isto foi realizada a adaptação do tabuleiro, bem como, da forma de jogar realizando a inclusão das tipologias de conhecimentos através de casas e cartas especiais que trouxeram perguntas e situações condicionando o avanço no tabuleiro. Foram elaboradas duas versões do jogo, uma física e outra virtual confeccionada através do uso de uma apresentação de slides. Os materiais foram disponibilizados ao público através de um site elaborado exclusivamente para este propósito. A avaliação do jogo foi realizada utilizando a versão virtual e ocorreu com licenciandos de Ciências Agrárias e um mestrando em Ensino de Ciências Ambientais em uma reunião feita à distância. A coleta de dados foi realizada através de observação participante e da aplicação de questionário. Pode-se observar que os avaliadores conseguiram identificar elementos da proposta educativa do jogo e que ele é funcional, também, favorece ao trabalho em equipe e aborda adequadamente a temática ambiental para a faixa etária a que se propôs, enquanto coloca o professor em uma posição de condutor da atividade. Concluiu-se, então, que os objetivos da pesquisa foram atingidos e recomenda-se a avaliação do jogo, em outros estudos, em contextos reais de ensino.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional