O PODER DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTIFICA (QSC) SOBRE ESQUISTOSSOMOSE PARA PROMOÇÃO DAFORMAÇÃO SOCIOPOLÍTICA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA NA CHAPADA DIAMANTINA-BA

JOELMA SANTOS RODRIGUES

CARLOS CÉSAR UCHÔA DE LIMA

CLÁUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPÚLVEDA

Design Research

Educação em saúde

Esquistossomose

Remanso

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

Esta pesquisa investigou o desenvolvimento de uma intervenção educacional promotora de ação sociopolítica em uma escola quilombola no Município de Lençois, Chapada Diamantina, BA. Tratou-se de uma sequência didática sobre parasitose com base em uma questão sociocientífica (QSC) sobre esquistossomose, uma doença provocada pelo parasita Schistosoma mansoni, que ocorre em quase todo o território nacional, principalmente nos estados do Nordeste. Esta doença acomete majoritariamente as populações de baixa renda, principalmente em lugares nos quais o poder público não fornece saneamento básico de qualidade ou qualquer tipo de saneamento. A presença da doença na cidade de Lençóis é antiga, atingindo principalmente pessoas da localidade do Remanso. O uso da Questão Sociocientica como foi proposto com a expectativa de que promoveria a mobilização dos estudantes para uma ação sociopolítica voltada ao enfrentamento desse problema pela comunidade. O processo de desenvolvimento desse produto educacional e suas características foram investigados por meio da abordagem da pesquisa de Design Educacional (Design Research). A partir de uma revisão de literatura e diagnóstico de desafios enfrentados na compreensão do endemismo da equistossomose, e de suas implicações para a comunidade, foram elaborados princípios de design, com base nos quais foi desenvolvido um primeiro protótipo de uma sequência didática sobre a parasitose, voltada à formação para ação sociopolítica. A sequência foi aplicada em turmas de estudantes do ensino fundamental II na escola dessa comunidade. Por meio de observação participante, registros em caderno de campo e análise de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, investigou-se quais características implementadas com sequência didática levaram ao alcance de seus propósitos. O uso da QSC como ferramenta metodologica se mostrou efetiva no desenvolvimento da postura crítica dos alunos. Mostraram-se também importantes atividades como, estudo de caso, quadro regularizador de aprendizagens, estudos de termos desconhecidos, estudo de textos com tema politicas públicas, realização de palestra sobre o tema, produção de texto dos estudantes sobre visão que apresentavam do projeto. As referidas atividades em conjunto colaboraram com a evolução do conhecimentodos estudantes sobre os aspectos socioambientais envolvidos no endemismo da equistosomose na comunidade.