Autor:
ANAYSE DE FATIMA SANTOS DA SILVA
Orientador: MARILENA LOUREIRO DA SILVA
Coorientador: RACHEL TRAJBER
Palavras Chaves: Ensino Ciências Ambientais Impactos Ambientais Sustentabilidade
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPA
Ano: 2021 |
Resumo:
O agravamento dos problemas ambientais na segunda metade do século XX levou organizações governamentais e não-governamentais a buscarem estratégias que pudessem minimizar esses problemas. Desta forma, entre todas as áreas da educação nenhuma tem uma convocação tão urgente, quanto a Educação Ambiental (EA), pois ela deve estar presente em todos os espaços que dotam os cidadãos de aprendizado – formal, não-formal ou informal. Esta pesquisa se propõe analisar se as ações de EA foram eficazes para o ensino aprendizado dos diferentes impactos sofridos no entorno da empresa portuária Companhia Docas do Pará – CDP e suas implicações na escola. Para isso será investigado, por meio de questionários semi-estruturados com perguntas semi-abertas para os professores da escola EMEF Wandick Gutierrez de Vila do Conde para saber o que sabem sobre os impactos socioambientais sofridos em sua localidade e como abordam essa temática com os alunos. Ao final da pesquisa, com o mapeamento do que os docentes sabem ou não sobre impactos ambientais e suas práticas pedagógicas e as implicações das ações de EA que a empresa em parceria com a UFPA produziram e executaram para mitigação dos impactos, pretende-se elaborar o produto que será uma Trilha Virtual sobre Impactos Ambientais que tem como objetivo auxiliar os professores nas suas práticas em sala de aula e para a compreensão do conteúdo sobre impacto ambiental. Assim, os alunos poderão estar por dentro de conteúdos que fazem parte do cotidiano de sua localidade. Por conseguinte, a presente pesquisa pretende colaborar com um trabalho que possibilite um instrumento a mais na discussão e no avanço dos estudos sobre Educação Ambiental na promoção da sustentabilidade e conservação do meio ambiente. |
|