Autor:
MARXER ANTONIO COLARES BATISTA
Orientador: AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS
Palavras Chaves: Complexidade Sistêmica Agricultura familiar Pulso das águas Ensino Amazônia
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Comunidade, saúde e ambiente
Instituição: PROFCIAMB UFAM
Ano: 2018 |
Resumo:
Este trabalho buscou compreender como os agricultores familiares organizam suas atividades nos agroecossistemas em ambiente de terra firme na região do Alto Solimões. A motivação para esta pesquisa emergiu diante da possibilidade de desenvolver uma metodologia de ensino transdisciplinar que trate das dinâmicas ecossistêmicas pertinentes ao ambiente de terra firme. Para tanto, o objetivo deste estudo consistiu na elaboração de um material pedagógico, especificando, assim, a caracterização dos componentes dos agroecossistemas familiares, sua importância e finalidade de uso; a influência do pulso das águas na organização desses agroecossistemas; e a identificação das estratégias de organização adotadas pelas famílias que contribuem para a conservação dos agroecossistemas. O estudo foi orientado pela teoria da Complexidade Sistêmica, utilizada para a compreensão das dinâmicas ambientais e das formas de produção realizadas nos agroecossistemas, tendo a recursividade como princípio norteador, pois pretendeu-se compreender a inter-relação entre o pulso das águas e as atividades realizadas pelos agricultores familiares. A pesquisa de campo foi orientada pelo Estudo de Caso do tipo único com unidades múltiplas de análise por considerar que o fenômeno estudado representa um caso comum, considerando-se que outros agrupamentos humanos que habitam a região são influenciados pelo pulso das águas. O estudo foi realizado em agroecossistemas familiares localizados às margens do igarapé Urumutum, no município de Tabatinga- AM e os sujeitos da pesquisa foram as famílias que realizam atividades produtivas características da agricultura familiar nas margens do igarapé, na área compreendida pelo PDS Rio Tacana. A pesquisa revelou que o pulso das águas, orienta a vida dos agricultores familiares e são fundamentais para a organização e manutenção dos agroecossistemas de terra firme. Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um jogo pedagógico direcionado para o ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica, onde sua concepção e desenvolvimento se baseou nas considerações do saber dos agricultores sobre os agroecossistemas familiares de terra firme e a influência do pulsar das águas no processo de organização destes agroecossistemas. |
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