O SISTEMA DE AQUAPONIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA CRÍTICA PARA PROJETOS EM ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA


 

 

Autor:

HELEN TAYNARA ARAUJO SANTOS

 

Orientador:

ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA

 

Coorientador:

SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA

 

 

 

Palavras Chaves:

Aquaponia

Agroecologia

Tecnologia Social

ODS

Educação Ambiental

ABProj

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

Os Projetos educacionais relacionados às tecnologias sociais, contribuem com o processo de sustentabilidade, por estarem inseridas aos meios de conservação da natureza no âmbito social, econômico e ambiental. O sistema de Aquaponia contempla os princípios agroecológicos, por meio da produção das proteínas animal e vegetal, sem o uso de agrotóxicos, utilizando os recursos hídricos de forma sustentável. O sistema de aquaponia é um modo de produção sustentável que visa contribuir socialmente em dois horizontes, a saber: com as expectativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-02), em sua agenda global, ligada aos projetos de soberania e segurança alimentar, nas comunidades dos povos tradicionais, definida pela Organização das Nações Unidas-ONU e, no horizonte da educação, enquanto ferramenta didático-pedagógica, para o ensino das ciências ambientais. Nessa dimensão, o objetivo dessa dissertação é desenvolver um sistema de agroecológico de aquaponia, a partir da metodologia ativa, ABProj, para ensino das ciências ambientais. A presente pesquisa está baseada em uma análise qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa básica analítica, mediada por temas específicos como: aquaponia, o uso de projetos no ensino, educação ambiental, tecnologia social e ODS. Destarte, os resultados dessa pesquisa ratificam que o uso de projetos educacionais, mediados por tecnologias sociais com o sistema agroecológico de aquaponia, promovem a multiplicação de técnicas aliadas à triagem da sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de agenciar projetos qualificados de acesso à soberania e segurança alimentar nas comunidades tradicionais, corroborando com os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030. Conclui-se, ainda que, em pequenas comunidades, a aplicabilidade de projetos com o sistema de aquaponia retroalimenta o sistema natureza, pois enfatizam a relevância dos diferentes seres que contribuem para a sustentabilidade do ambiente. Contribui, sobretudo, com a formação de discentes e docentes, na gestão e controle do sistema aquapônico, estimulados pelas diversas atividades formativas em espaços pedagógicos comunitários.

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