O TERRITÓRIO, A PANDEMIA E A ALFABETIZAÇÃO NAS TURMAS DE 3º ANO DA REDE MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

TENILE CIBELE DO ROCIO XAVIER

MAURÍCIO CÉSAR VITÓRIA FAGUNDES

Alfabetização

Território

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a categoria território e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem relacionado à alfabetização de crianças matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia da COVID-19. Os territórios analisados ​​abrangem comunidades escolares localizadas em diferentes regiões da cidade de Paranaguá durante e pós-pandemia. O estudo visa observar a produção de políticas públicas nos âmbitos nacional e municipal e os impactos da pandemia nos campos socioambiental, econômico e educacional dos assuntos, bem como se deu a organização do processo de alfabetização no processo de formação da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em duas escolas públicas selecionadas localizadas nos bairros Vila Guarani e Vila Horizonte, que se localizam em territórios distintos em Paranaguá, município litorâneo do Paraná, Brasil. Para isso foi apresentado até o ponto em que a pandemia impactou o processo de ensino. O estudo baseia-se numa análise qualitativa, exploratória e documental, tendo como foco o 3º ano do Ensino Fundamental, por meio de análise documental, entrevistas com professores e questionário semiestruturado com as famílias participantes. Os resultados apontam que houve perda na aprendizagem das crianças, motivada por propostas estandardizadas, bem como pela falta de formação de professores e pais. Também foi observado o impacto da pandemia em relação às desigualdades sociais e tecnológicas exibidas neste período.