O USO CONSCIENTE DA ÁGUA PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR

DIEGO RODRIGUES SANTANA

CRISTIANE DE PAULA FERREIRA

Água

Meio ambiente

Produto educacional

Ensino Básico

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2023

As questões ambientais têm ganhado notoriedade no contexto social, pois os impactos provocados continuamente pela ação humana têm afetado diretamente os ecossistemas terrestres e aquáticos. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar sobre a importância da água, o consumo consciente e o desperdício na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sampaio, do 6º ao 9º ano. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à aprendizagem baseada na metodologia da problematização de Charles de Maguerez, com os aportes da pesquisa-ação-participante e metodologia de aprendizagem por projetos. Foi desenvolvido em três etapas: inicialmente discutir a importância da água como elemento essencial para a qualidade de vida, por meio do projeto na escola “Precisamos falar sobre água”, com palestras e aulas expositivas, interdisciplinarmente. Em seguida, foram realizadas aulas de campo para relacionar a parte teórica à parte prática. Como etapa seguinte, foram aplicados questionários com perguntas de múltipla escolha para avaliar a opinião dos estudantes e professores referentes às questões relacionadas ao uso consciente da água. Os resultados foram sistematizados os quais apontaram uma insuficiência nos conhecimentos relacionados à temática água. O presente estudo culminou em um produto educacional, um Jogo de Tabuleiro, como instrumento lúdico e pedagógico com objetivo de auxiliar a prática docente em relação aos conteúdos dos componentes curriculares que envolvem a temática “água” de acordo com a BNCC. Os resultados deste produto educacional obtida pela avaliação feita pelos estudantes e pelos professores foram positivos e com benefícios que favorecem a prática pedagógica podendo ser consultados no final deste trabalho.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional