O USO DA CARTILHA DIGITAL: “NOSSO CAPIBARIBE: CONHECENDO PARA PRESERVAR”, COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


 

Autor:

IRACI KÁTIA SAUERESSIG SOUZA

 

Orientador:

LAURA MESQUITA PAIVA

 

Coorientador:

LUCIVÂNIO JATOBÁ DE OLIVEIRA

 

Palavras Chaves:

Ferramenta didática

Recursos hídricos

Mobile Learning

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informada

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2019

Resumo:

 

A degradação do meio ambiente e dos recursos hídricos vem comprometendo a qualidade de vida e restringindo o fornecimento de água potável para a população. O rio
Capibaribe, juntamente à sua Bacia Hidrográfica, é exemplo de necessidade urgente de
preservação. Fica evidente então, a necessidade de uma educação ambiental sem fronteiras, em busca da sensibilização da sociedade a respeito da importância da preservação e conservação do rio Capibaribe e sua Bacia Hidrográfica. Diante do exposto, esta pesquisa apresentou como objetivo promover a Educação Ambiental através da cartilha digital “Nosso Capibaribe: conhecendo para preservar”, visando transformar valores e comportamentos, possibilitando a construção do saber humano, político e ambiental da população em defesa da recuperação, preservação e conservação dos rios e suas bacias hidrográficas. A cartilha digital destinou-se aos docentes, estudantes da educação básica e demais interessados no tema, desta forma apresentou-se com linguagem simples e de fácil entendimento e compreensão. A apresentação do conteúdo da cartilha foi pensada para ser utilizada de forma interdisciplinar pelos docentes de diversas áreas de conhecimento. Amparando-se nos conceitos que circulam a M-Learning, foi proposto a criação de um site que pudesse difundir, sem fronteiras, a cartilha digital, com objetivo de proporcionar a ampliação dos conceitos apresentados na cartilha e promover compartilhamento de informações e conhecimento por meio da conectividade em rede através dos dispositivos móveis e também de desktops. No presente estudo a validação foi realizada por docentes quanto ao conteúdo, aparência, adequabilidade
da cartilha digital, através de questionário. Para análise das respostas obtidas no questionário, foi realizada avaliação em gráficos, onde para as respostas referentes ao perfil docente dispomos de gráficos em barra e gráfico de setores, e para as demais questões referentes à cartilha e site, os gráficos são de setores. Em relação à análise do perfil, a maioria dos docentes apresentou o seguinte perfil: grau de instrução Mestrado; docentes da Rede Pública de Ensino; lecionando Ciências/Biologia; lecionando no Ensino de Nível Médio. Verificou-se ainda que comumente os docentes lecionavam mais de uma disciplina e em mais de um nível de ensino. Quanto à análise das questões avaliativas da cartilha digital e site desenvolvidos, a totalidade das respostas foi favorável ao produto avaliado, concluindo portanto que todos os docentes aprovaram o material produzido. Desta forma, a cartilha digital se apresentou como um instrumento de grande aceitação entre os docentes e como potencial instrumento didático de constante utilização nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a sua formatação, que possibilita fácil compreensão do tema abordado, além de seu acesso e formato digital tornar possível acesso aos conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento. Garantindo assim, a viabilização de uma Educação Ambiental formal e não-formal sem fronteiras. Por fim, tendo certeza de que o processo educativo e conscientizador são indispensáveis para a
superação do atual cenário mundial de crise socioambiental, espera-se que o presente estudo diagnóstico, juntamente a seus resultados, possa colaborar de forma significativa para futuras pesquisas nesta área do conhecimento.

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