O USO DAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ÁUREA NASCIMENTO DE SIQUEIRA MESQUITA

WERONICA MEIRA DE SOUZA

VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA

Aprendizagem

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2021

Os instrumentos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, possibilitando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver e aplicar ferramentas tecnológicas para a educação nas turmas do ensino fundamental de uma escola particular da Região Metropolitana do Recife – RMR, ampliando o conhecimento das causas e consequências sobre a temática das enchentes no Bairro de Boa Viagem. Por este motivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Realizar um levantamento do referencial teórico, aulas teóricas sobre o problema das “inundações” para um levantamento prévio e aprofundamento do conhecimento sobre esta temática com os alunos; Desenvolver Produtos Educacionais, a serem desenvolvidos com os alunos, nos quais possam ser identificadas as principais causas e locais de ocorrência das enchentes em Boa Viagem; Construir e aplicar, em conjunto com os alunos, os instrumentos tecnológicos selecionados: aplicativo, jornal virtual e cartilha, que servem como ferramentas de sinalização e minimização de problemas decorrentes de enchentes no bairro de Boa Viagem. Para atingir tais objetivos, o trabalho exposto, no qual apresenta um caráter qualitativo, caracterizado pela investigação, reconhecendo a complexidade do objeto de estudo, sendo utilizado como procedimento metodológico a etapa exploratória e descritiva, e posterior tratamento do Dados coletados. Nestes procedimentos foram realizados levantamento bibliográfico, observações diretas, registro fotográfico, visita à área de estudo e construção de mapas. A pesquisa segue os procedimentos citados acima como instrumentos de ensino e aprendizagem para a realização de produtos educacionais de forma interdisciplinar e tem contribuído de forma didática e interativa, possibilitando que os alunos aprendam, obtendo resultados positivos e importantes para novas perspectivas de ensino. e aprendizagem dos alunos, bem como contribuições para a melhoria do bairro. Portanto, a pesquisa proporcionou uma visão holística, por meio do recorte da realidade vivenciada pelos alunos, o que possibilita a aplicação em outras cidades e regiões do Brasil, devido ao problema das inundações, utilizando produtos tecnológicos de acordo com as necessidades de cada um. localização.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação