O USO DE APLICATIVO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA


Autor:

RÁRIKMILKRAI LIMA DE MORAIS

 

Orientador:

WERONICA MEIRA DE SOUZA

 

Palavras Chaves:

Educação ambiental

Aplicativo educacional

Interdisciplinaridade

Percepção ambiental

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Instituições e ambiente

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2018

Resumo:

 

Sem a veiculação do conhecimento com o contexto, o ensino das ciências torna-se fragmentado e disciplinar. A educação ambiental deve ser aliada a interdisciplinaridade em assuntos transversais, e a estruturação de modelos e práticas pedagógicas, como aplicativos, que contemplem a construção do diálogo crítico para promover novas práticas sociais a apropriação de novas técnicas e ideias e utilizá-los para a construção das atitudes ecológicas. Neste trabalho, foi desenvolvido um aplicativo como ferramenta pedagógica para o ensino básico, visando sensibilizar os discentes da importância da preservação do meio ambiente em relação ao aquecimento global. Inicialmente, foram pesquisados um total de 350 alunos, com um questionário de 10 questões, entre o ensino fundamental e médio na educação básica para avaliar a percepção ambiental dos discentes em relação ao tema aquecimento global e preservação do meio ambiente. Após avaliados, foi construído o aplicativo que facilitou o entendimento de teorias e leis físicas a práticas dos estudantes assim como as consequências de suas atitudes no meio ambiente.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação