O USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NEIDE ANDRADE DA SILVA

CLÉBER SILVA E SILVA

Água

Filtros

Recursos naturais e tecnologia

Não Informado

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2019

Os recursos hídricos impróprios para o consumo humano podem trazer doenças de veiculação hídrica. Por isso é de fundamental relevância, para a saúde e boa qualidade de vida, a utilização de água potável. Este trabalho se pautou em propor a construção e utilização de filtros artesanais, de baixo custo, como tecnologias sociais voltadas para a obtenção de água potável na comunidade Nossa Senhora de Fátima do bairro Jardim Tropical no município de Breves. Para alcançar o objetivo proposto se fez necessário identificar as características da comunidade onde o trabalho foi desenvolvido. Foi preciso ainda mostrar, por meio de palestra educativa interativa, a importância da conservação dos recursos hídricos e quais filtros podem ser construídos (com baixo custo) e utilizados para se ter uma vida mais saudável. Para além disso, se fez indispensável produzir um guia, no formato digital, dos filtros construídos artesanalmente. Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com o Pároco do município e com o Dirigente da Comunidade na Categoria dos Gestores (CG), além de serem aplicados questionários, de múltipla escolha, para 18 comunitários na Categoria dos Comunitários (CC). Com este estudo constatou-se que a comunidade Nossa Senhora de Fátima se configura com um perfil de baixa renda e não possui acesso à água potável, um dos direitos mais básicos do ser humano. Assim, ao construir e utilizar filtros artesanais de baixo custo obtiveram, por um valor mínimo e de forma sustentável, água própria para o consumo humano, contribuindo, dessa maneira, para reduzir a proliferação de doenças de veiculação hídrica.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional