OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2020

A urbanização e os avanços tecnológicos são tidos como processos marcantes no desenvolvimento humano, resultado de interação do homem com o meio e dos homens entre si. Esse tipo de desenvolvimento não fica indiferente à linguagem e aos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, envolvem trocas de informação e de comunicação. À medida que a urbanização aumenta, altera-se a diversidade de espécies e evidenciam-se as problemáticas ambientais, exigindo a necessidade de se planejar medidas sustentáveis em consonância com o plano de arborização urbana. A investigação utilizou a metodologia de pesquisa ação associada a um modelo de sequência didática estruturada por bases teóricas que fundamentam a estratégia de metodologia ativa de aprendizagem, respondendo às expectativas dos alunos que assumiram a proposta de aprendizagem baseada em projetos. O objetivo desta pesquisa responde à compreensão do fenômeno educacional durante a utilização da metodologia ativa à construção de objetos de aprendizagem para a sensibilização da adequada arborização urbana. Para a coleta de dados, foram utilizados formulários com questões que possibilitavam respostas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de dezesseis alunos de uma escola da região noroeste do Paraná-Brasil, de modo a compreender o melhor caminho para se utilizar esses objetos de aprendizagem. O uso de uma proposta pedagógica pluralista, envolvendo uma estratégia de ensino inovadora junto à vertente histórico-crítica, culminaram em atividades de ensino contextualizadas e interessantes, por fazer parte da vida dos alunos. Percebeu-se, por meio da aplicação da sequência didática, a relevância do significado de cada objeto de aprendizagem durante o processo de construção. Como resultado desta investigação, foi desenvolvida, como produto, uma sequência didática gerada a partir das vivências formativas na construção de objetos de aprendizagem com aplicação no ensino de ciências ambientais associado à temática de arborização urbana. As implicações comunicativas relacionadas aos objetos de aprendizagem representaram uma posição crítica quanto ao seu processo de produção, levando em consideração suas formas, expressões culturais, intenções políticas, econômicas e ideológicas.