ÓLEO COMESTÍVEL USADO E EDUCAÇÃO CRÍTICA: EXPERIÊNCIA COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

POLLYANNA SANTOS GIMENES

ELIANE SEBEIKA RAPCHAN

Educação Ambiental Crítica

Óleo comestível

Sequência didática

Problematização

Arco de Maguerez

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UEM

Ano: 2018

O óleo de soja é amplamente utilizado para a preparação de alimentos por famílias e indústrias no mundo todo. Após seu uso, o resíduo deve ser descartado de forma correta, buscando a não contaminação do meio ambiente, além da preservação da rede de esgoto pública e doméstica. No entanto, a escassez de Políticas Públicas para a redução de danos causados pelo descarte incorreto do resíduo se configura como um problema para o meio ambiente e para a sociedade. Com o intuito de oferecer subsídios para a solução do problema, este trabalho considera a escola como lugar central para a proposição, o desenvolvimento e a avaliação de uma sequência didática, pautada na metodologia da Problematização, apoiada ao Arco de Maguerez, à luz da Educação Ambiental Crítica. O objetivo deste estudo é elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática, que vise aprimorar os processos de Educação Ambiental Crítica no Ensino Fundamental, no tocante ao reuso do óleo comestível. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nilza de Oliveira Pipino, no município de Formosa do Oeste, no Estado do Paraná e contemplou 41 alunos de duas turmas do 4o ano. No primeiro momento, entre os meses de agosto e setembro de 2017, foram realizados levantamentos acerca das ideias e atitudes das famílias dos alunos em relação ao descarte do óleo. No início do ano letivo, em 2018, teve início o desenvolvimento e aplicação da sequência didática e, posteriormente, a implantação do Projeto de recolha do óleo usado na escola. Para fundamentar as ideias se utilizaram os estudos norteadores voltados para a Educação Ambiental Crítica (LOUREIRO, 2013; GUIMARÃES, 2016; SORRENTINO, 2005). Buscou-se estudar a proposta da problematização apoiada no Arco de Maguerez, conforme BERBEL (2012), a qual, por sua vez, enfocou a sequência didática como estratégia de ensino (ZABALA, 2015; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). A metodologia do estudo se caracteriza como uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo pesquisa-ação. Após a finalização da sequência didática, os alunos participantes da pesquisa divulgaram o Projeto aos outros alunos da escola. Em seguida, aconteceu o lançamento do Projeto de recolha do óleo comestível usado em ambiente escolar. Simultaneamente, foi realizada uma campanha de divulgação à população, por meio de panfletos, com orientações sobre os danos causados pelo descarte incorreto do óleo e informando sobre os pontos de coleta no município. O estudo apontou que uma sequência didática trabalhada com a metodologia da Problematização, junto ao Arco de Maguerez, torna a aula mais participativa, pois esta é voltada ao contexto vivido pelos participantes diariamente, trazendo tal contexto para o trabalho em sala de aula, principalmente, o estudo demonstrou que o uso do contexto vivido em sala de aula pode ser eficiente para a percepção de práticas nocivas ao ambiente e pode promover mudanças coletivas de comportamento favoráveis. O método proposto para o desenvolvimento deste trabalho, por si só, não garante o aprendizado, nem a mudança imediata e efetiva de comportamento em relação ao descarte do óleo comestível usado, mas apresentou resultados promissores, como ferramenta, no trabalho de Educação Ambiental no espaço escolar.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional