PARQUE ESTADUAL DO UTINGA “CAMILLO VIANNA” UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Autor:

SINEIDE DO SOCORRO VASCONCELOS WU

 

 

Orientador:

MARIA LUDETANA ARAÚJO

 

 

 

Palavras Chaves:

Parque Estadual do Utinga

Mananciais Água Bolonha e Água Preta

Educação Ambiental Não Formal

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2022

Resumo:

 

Consideramos a pesquisa qualitativa e quantitativa em função da situação problema abordada. Os procedimentos de coleta de informações utilizados foram no dococuemento de Consulta: Plano de Manejo do Parque Estadual do Utinga – Peut, através de realizações de entrevistas e observações acerca das práticas de Educação Ambiental, usando como recurso a entrevista e a observação em campo, com destaque para um dia no Parque no ano de 2020, na Semana do Meio Ambiente em 2021 e no Curso Observação de Aves em 2021, todas realizadas conforme as normas de saúde do COVID-19. Foram realizadas 50 entrevistas com atores do parque: aplicação de questionário com 10 perguntas fechadas e 3 abertas, enviado de forma digital através da plataforma digital do Google Forms (Whatsap e E-mail), e in loco com 50 usuários: 10 ciclistas, 10 corredores, 10 moradores da comunidade do entorno, 10 visitantes de passeio e 10 educadores físicos. As respostas foram sistematizadas no editor de planilhas Microsoft Excel, com elaboração de gráficos e analisadas a partir das entrevistas resultando na falta de conhecimento e ausência de informações dos entrevistados acerca da importância do Peut enquanto Unidade de Conservação Estadual, localizado na zona metropolitana que sofre uma grande pressão antrópica, na busca de sensibilizar através da Educação Ambiental Não Formal para uma consciência socioecológica minimizando assim os impactos ambientais causados pela sociedade.

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