PERCEPÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SCRATCH: USO DA ÁGUA NO PULSAR DO RIO JURUÁ – EIRUNEPÉ– AMAZONAS

WILLIAM VIEIRA DE LIMA

EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER

Percepção Ambiental

Uso da Água

Programação Scratch

Interdisciplinaridade

Ciências Ambientais

Ensino-aprendizagem

Software educacional Scratch

Tecnologias e mídia na Educação

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2018

Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o uso do Software educacional Scratch pode contribuir para o ensino de Ciências Ambientais, proporcionando aos sujeitos da pesquisa uma aprendizagem significativa sobre o ambiente em que vivem. Tem como objetivo a construção de animações dinâmicas sobre o uso da água com o uso do Scratch. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa, foi estudada a percepção ambiental dos sujeitos sobre o uso da água no pulsar do rio Juruá, bem como o Software educacional Scratch e suas possibilidades para o desenvolvimento do pensamento computacional. O estudo foi realizado em uma escola pública do interior do estado do Amazonas, tendo como participantes o professor-pesquisador e vinte e quatro discentes. A base do trabalho foi a Abordagem da Complexidade Sistêmica. Diante da necessidade de descrever e explicar o fenômeno social em seu contexto, com uso do Estudo de Caso como procedimento metodológico, que permite o uso de múltiplas fontes para explorar o fenômeno em profundidade. Os alunos foram incentivados a desenvolver animações dinâmicas com o uso do Scratch e foram estudados para verificar se a ferramenta proporciona um aprendizado dos conteúdos relacionados às Ciências Ambientais, especificamente o tema água. Para análise, foram realizadas estatísticas descritivas, após alimentação da base de dados, com registros das entrevistas, questionário e dados registrados no diário de campo. A pesquisa mostra que o Scratch pode ser uma ajuda importante para o trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação