PERCEPÇÃO AMBIENTAL E USO DA ÁGUA PELOS DISCENTES: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA, TABATINGA-AM


Autor:

FRANCISCA SEABRA DE FARIAS

 

Orientador:

EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER

 

Palavras Chaves:

Percepção Ambiental

Uso da Água

Trilha Pedagógica

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, saúde e ambiente

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2018

Resumo:

 

A percepção ambiental é uma atividade mental de interação do indivíduo com o meio, que pode ser definida como uma tomada de consciência do meio pelo ser humano. Com base no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não podemos conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, a pesquisa teve como objetivo geral propor um guia de orientação para construção da Trilha Pedagógica como recurso didático sobre o uso da água e a percepção ambiental dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-AM. Como objetivos específicos buscou-se conhecer a percepção ambiental dos discentes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pedro Teixeira; identificar o acesso e o uso de água no cotidiano dos discentes do Ensino Fundamental II e construir mapas mentais com os discentes sobre o ambiente familiar e o uso da água. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de Robert Yin que é uma estratégia para se examinar acontecimentos contemporâneos, apresentando a capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências. Os resultados da pesquisa mostraram que os discentes são conscientes dos problemas ambientais, mas, observou-se que muitas vezes os mesmos deixam de tomar a atitude correta não por falta de conhecimento e sim porque é mais fácil permanecer na situação cotidiana. Com os dados obtidos na pesquisa foi elaborado um produto pedagógico denominado Trilha, e um Guia de Orientação para construção da trilha pedagógica como recurso didático a partir da percepção ambiental e uso da água dos discentes da rede básica de uma escola pública da cidade de Tabatinga-AM.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional