PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO PRÁXIS DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR

SUELLEN MARQUES NASCIMENTO MUNSTER DE OLIVEIRA

NEILOR VANDERLEI KLEINUBING

Neurociência

Inteligência Emocional

Relações Interpessoais

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais – Polo UFPR, na linha de pesquisa “Ambiente e Sociedade”, tem por objetivo de estudo a Inteligência Emocional (IE) na educação infantil. Analisou-se na Rede Municipal de Educação Infantil de Paranaguá-PR, a percepção do conhecimento sobre inteligência emocional e o como ocorre a práxis no ambiente escolar. Esta pesquisa configura um estudo de caso, cuja abordagem é qualitativa, descritiva, exploratória, e com uma fundamentação teórica e epistemológica está apoiada nas bases da Teoria da Inteligência Emocional. Partiu-se do levantamento bibliográfico e documental; posteriormente, a coleta de dados de campo, como observador participante, utilizando o diário de bordo para registro, além das entrevistas coletivas guiadas por um roteiro semiestruturado, com educadores infantis do Centro Municipal de Educação Infantil. A partir dos dados coletados, foram analisadas, a percepção e a compreensão dos sujeitos da pesquisa acerca da IE; de que forma a IE está contemplada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Secretaria de Educação Municipal e no Currículo Municipal da Educação Infantil do CMEI em estudo. A partir deste contexto, verificou-se a relevância de tal conhecimento, a fim de observar e reafirmar sua influência no âmbito escolar, bem como as nuances causadas na aprendizagem do grupo de educadores e nos educandos.