PERCEPÇÃO DE EDUCANDOS NA AMAZÔNIA CONTINENTAL SOBRE USO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA – UM ESTUDO DE CASO NO IFAM CAMPUS LÁBREA


 

Autor:

DAVILLA VIEIRA ODIZIO DA SILVA

 

 

 

Orientador:

RONALDO DE ALMEIDA

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino

Recursos hídricos

Ciências ambientais

Comunicação científica

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos naturais e tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a população se apropria destas informações, diante do exposto este trabalho vem contribuir com a comunicação entre a academia e população. Tendo como objetivo desenvolver material de ensino das ciências ambientais a partir da constatação de como os discentes dos cursos integrados do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, compreendem o uso e conservação da água. Quanto a metodologia foi utilizada, a análise de conteúdo de BARDIN e estatística descritiva, os instrumentos de coleta foram, grupo focal, mapa falado e questionário. Por meio deste estudo foi possível identificar uma lacuna na literatura de pesquisas nessa temática, quanto a faixa etária de jovens, identificou-se a necessidade de melhorar a comunicação cientifica entre academia e comunidade, visto que grande parte dos participantes das pesquisas desconhecem as recomendações dos especialistas. Após a identificação da percepção ambiental dos educandos sobre a temática água, criou-se uma cartilha informativa para docentes abordando a temática água, composta de sugestão de planos de aula, guia de fontes de informação e modelo de plano de aula, o produto educacional foi criado na perspectiva de divulgação cientifica.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional