PESCANDO SABERES: DAS ÁGUAS AO ENSINO INTERDISCIPLINAR NA CALHA DO RIO SOLIMÕES

ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2022

A pesquisa busca compreender como a atividade pesqueira na calha do Rio Solimões pode contribuir para a educação interdisciplinar, entre o saber ambiental e o saber (disciplinar) científico, na gestão de territórios e recursos naturais, a partir de uma aprendizagem contextualizada que possibilite o reconhecimento, análise crítica e intervenção cidadã na sociedade. Para isso são utilizadas as categorias conceituais de Saber ambiental, Território e Territorialidades, Gestão de recursos e Bens comuns, fundamentada nos estudos de governança ambiental, estas categorias ajudarão a responder se metodologias contextualizadas de ensino-aprendizagem para as Ciências Ambientais colaboram para mitigação de conflitos e gestão de territórios socioambientais em áreas de atividade pesqueira. A pesquisa seguiu o método qualitativo com estudo de caso em duas cidades, Manacapuru e Tefé, ambas localizadas na Calha do Rio Solimões. Os procedimentos metodológicos adotados foram levantamento bibliográfico, aplicação de formulário via link virtual pelo Google Forms e entrevistas semiestruturadas virtuais no Google Meet ao grupo de interlocutores para identificar desafios e entendimentos, histórias vividas e experiências acadêmicas, dos docentes, alunos e alunas do ensino médio do curso técnico de Recurso Pesqueiro do IFAM – Campus Manacapuru. A contextualização a partir da sistematização de saberes ambientais e teorias permitiu a construção do produto didático apresentado como jogo de tabuleiro intitulado ―Pescando saberes‖, ferramenta de fácil acesso e uso aplicável no ambiente escolar e nas diversas realidades de comunidades tradicionais amazônicas. Após a construção do protótipo do jogo, realizamos uma fase de teste em outro local de pesquisa no município de Tefé, AM. Este novo local foi escolhido pelas características socioambientais de relação histórica com a atividade pesqueira. Em seguida, a fase de validação voltou aos sujeitos do IFAM – Manacapuru. Desse modo, os resultados esperados incluem a adoção da ferramenta interdisciplinar; a autogestão de recursos naturais e territórios; e a prática sustentável nos ambientes de várzea amazônica. Este trabalho apresenta uma Introdução com o percurso metodológico para sua construção, os capítulos um, dois e três discorrem sobre as bases conceituais do Saber ambiental, Complexidade Ambiental, contextualização da Pesca e Interdisciplinaridade, além da temática de Jogos na Educação e, por fim apresentamos o Produto educacional no formato de jogo de tabuleiro intitulado ―Pescando saberes‖. Os resultados e análises apontam uma experiência positiva da metodologia adotada e apresentam viabilidade de replicabilidade, adaptação, reprodução em outros contextos que necessitem da abordagem interdisciplinar para contextualização da problemática socioambiental vivenciada nas escalas local, regional, nacional e global.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional