PIGMENTOS NATURAIS: COLORINDO AS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2022

A importância dos pigmentos para a humanidade é evidente e bem documentada. Embora, esse tema seja tão antigo quanto o surgimento do homem na pré-história, atualmente a crescente sensibilização ecológica vem buscando reutilizar matérias primas naturais como os pigmentos, de modo a diminuir os impactos ambientais. Nesse contexto, considerando que os elementos naturais além dos benefícios ao ambiente e a saúde são potenciais aliados ao processo interdisciplinar, esta pesquisa teve como objetivo principal construir um material didático de práticas interdisciplinares para o ensino contextualizado das Ciências Ambientais com a temática dos pigmentos naturais. Para isso, foi realizado um levantamento identificando fontes conhecidas ou potenciais e a descrição dos processos químicos dos pigmentos naturais. A coleta de dados foi realizada com dez professores/pesquisadores de Institutos e Universidades federais que já desenvolvessem conteúdos sobre o assunto ou alguma atividade prática com pigmentos naturais. Devido às restrições impostas pela pandemia do COVID-19, utilizou-se formulários online através do Google forms e o contato com os participantes através das mídias sociais. Quanto às estratégias metodológicas, a pesquisa mostrou-se predominantemente qualitativa, tipo exploratória com amostragem não probabilística. Dentre os procedimentos, para embasar e atingir os objetivos propostos foram realizadas: pesquisas bibliográficas, documental e pesquisa de campo, usando como técnicas para coleta de dados: questionários abertos, observação direta, diário de campo e registros fotográficos. A partir dos resultados foi possível elaborar o produto educacional “ Manual Intuitivo de pigmentos amazônicos” com práticas interdisciplinares abrangendo fichas informativas de fontes regionais escolhidas pela importância cultural e econômica da região amazônica: açaí, camu-camu, buriti e solo amazônico verticalizando os conhecimentos das fontes para inserção nos conteúdos curriculares de biologia e química do 2º ano do ensino médio, podendo o material ser adaptado a critério ou necessidade do educador e educando, reiterando que o discente pode ser o ator principal de sua aprendizagem, de modo a trilhar o caminho da criticidade e sensibilização de sua sociedade, sendo o docente um mediador e facilitador nesse processo.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional