PLANTAS MEDICINAIS: CONTEXTUALIZANDO SABERES DOS EDUCANDOS DO IFAM CAMPUS TEFÉ, AMAZONAS


 

Autor:

CLEUDERSON DE OLIVEIRA BATALHA

 

 

 

Orientador:

LÚCIA HELENA PINHEIRO MARTINS

 

Coorientador:
AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS

 

 

 

Palavras Chaves:

Saber local

Conservação da biodiversidade

Ensino contextualizado

Interdisciplinaridade

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2022

Resumo:

 

Inseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer inúmeras informações sobre grupos sociais detentores desse saber e as diferentes estratégias de manejo e conservação dessas espécies. A partir desta reflexão, surgiu a ideia de estudar uma abordagem didática interdisciplinar, de maneira a contextualizar o ensino das ciências ambientais a partir dos saberes dos educandos e seus familiares sobre as plantas medicinais. Portanto, nos propusemos a desenvolver material didático para o ensino das ciências ambientais a partir da percepção dos educandos sobre as plantas medicinais. O estudo foi desenvolvido no IFAM Campus Tefé com os educandos da 3ª série do Curso Técnico em Administração na forma integrada. No desenvolvimento do estudo, foram utilizadas diferentes estratégias, como oficinas temáticas, pesquisa no âmbito de sua rede de relações sociais, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e a construção de Mural Cultural Interdisciplinar. Para analisar as informações coletadas, optou-se pela abordagem qualitativa para interpretar os valores culturais, representações, atitudes, opiniões e hábitos dos educandos e de sua rede de relações sociais. Foi identificado o saber local sobre as plantas; descrito o uso e conservação das plantas de uso medicinal; e por fim, elaborado um roteiro de atividades colaborativo interdisciplinar. O saber local sobre as plantas medicinais mostrou-se uma excelente temática de contextualização do ensino das ciências ambientais, motivadora do diálogo entre educando-educando, educando-pesquisador e educando-familiares sendo ainda geradora de conhecimentos que foram além dos muros da escola.

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