PODCASTS COMO RECURSO ONLINE DE APRENDIZAGEM: PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA

PAULA PRISCILA PINHEIRO DE ANDRADE

PAULO EUZÉBIO CABRAL FILHO

WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES

Integração

Práxis Ambientais

TDCI’s

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

A Educação Ambiental (EA) é ainda pouco explorada em suas possibilidades de atuação. Acreditamos que a EA seja uma peça fundamental na reeducação social em respeito as questões ambientais. Deve-se chamar atenção principalmente para que práticas de EA sejam desenvolvidas em ambientes escolares, apoiados nos documentos nacionais elevando as práticas de integração dos professores no  processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) possibilitam o rápido e fácil compartilhamento de experiências na sociedade. Nesta pesquisa esse compartilhamento será voltado para a EA. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um podcast informativo que compartilhe experiências educativas de professores do ensino fundamental II e médio, frente a integração interdisciplinar da Educação Ambiental em suas práticas de pedagógicas em sala de aula. Para conhecer as práxis dos professores participantes da pesquisa, foi utilizado um questionário online via Google Forms com perguntas objetivas e descritivas, a fim de conhecer o perfil desses professores. A análise qualitativa foi realizada e gráficos foram gerados. A partir dos resultados conclui-se que ainda é tímida a integração da EA nas escolas e, sobretudo em sala de aula, porém, a sua manifestação é significativa se comparado a tempos passados no histórico da EA no Brasil. A partir desses resultados também foi criado um canal de podcast o “EccosEdutec” que se encontra disponível nas plataformas Anchor e Spotify, bem como, um canal de divulgação no Instagram (@eccosedutec). Essas ferramentas tem sido utilizadas para divulgar as experiências dos professores e resultados da pesquisa, além disso compartilhar momentos de educação com profissionais de diversas áreas de ensino, para que de forma interdisciplinar os professores consigam implementar e planejar seus currículos voltando-os para a EA nas escolas. Acredita-se que a partir deste trabalho haverá um estímulo no processo pedagógico dos professores do ensino básico voltados para EA em suas competências de ensino. Além de incentivar de forma livre esses mesmos profissionais a utilizarem novos recursos educativos como o podcast. Informando-se sobre assuntos pertinentes que promovem a consciência ambiental e suas possibilidades educativas de forma livre, via a experiência de professores que já integraram a EA com suas práticas pedagógicas.

Visualizar/Abrir  Download – Dissertação
Visualizar/Abrir   Visualizar/Abrir – Produto Educacional