PRÁTICAS AGRÍCOLAS E DEGRADAÇÃO HÍDRICA EM ADUSTINA-BA: PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II

VANESSA DE JESUS ANDRADE

ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA

Rio Real

Educação Ambiental

Projeto Estruturante:

PROFCIAMB UFS

Ano: 2023

As práticas agrícolas desenvolvidas no Brasil têm provocado diversas formas de degradação ambiental, as quais levam a dificuldade de usos dos espaços rurais em vários Estados brasileiros. A pesquisa aqui apresentada, tem como objetivo analisar a degradação ambiental do rio Real a partir da prática da agricultura desenvolvida no município de Adustina-BA. Para isso, foram traçados objetivos específicos dos quais incluem: analisar o uso e ocupação do solo das comunidades banhadas pelo rio; compreender o modelo de produção da agricultura familiar com suas respectivas técnicas e desenvolver práticas metodológicas de educação ambiental com alunos do Ensino Fundamental. A pergunta chave para a pesquisa é: a agricultura no município de Adustina-BA tem contribuído no processo de degradação ambiental do rio Real? Elencou-se como principal hipótese de que a degradação ambiental do rio Real no município vem sendo intensificada pela prática da agricultura familiar. Para a realização da pesquisa, desenvolveu-se uma metodologia do tipo hipotético-dedutivo, sendo quanto ao seu objetivo explicativa com abordagem qualitativo, tendo por procedimentos o levantamento bibliográfico e trabalho de campo com a observação sistemática através de entrevistas, elaboração de mapeamento, desenvolvimento de práticas pedagógicas e registros fotográficos. Buscou-se fazer a caracterização das etapas pedagógicas em quatro passos, o que possibilitou a posterior coleta de dados, os quais foram discutidos. Ao perceber então, a influência que a agricultura tem no município enquanto aspectos socioeconômicos e ambientais, a pesquisa permitiu um maior conhecimento da realidade frente aos impactos socioambientais, possibilitando a sociedade aquisição de conhecimento da realidade e mobilizando para a mudança de comportamento através da sensibilização promovida com a atuação de práticas de Educação Ambiental, com uma extensão da pesquisa acadêmica para o âmbito social. Desse modo, apresenta-se uma perspectiva interdisciplinar que permeia desde o levantamento teórico e de campo, enfatizando a relação ambiente e sociedade, até o apontamento da proposta de intervenção, por meio da Educação Ambiental. A pesquisa contou com a elaboração de um produto técnico e nesta proposta foi elaborado um jogo didático que atingiu o público-alvo de estudantes do Ensino Fundamental II, o qual dialogou sobre as temáticas curriculares recorrentes com interdisciplinaridade. Destarte, esse foi o produto didático gerado como retorno concreto à sociedade. Ademais, as análises feitas denotaram as práticas agrícolas como fatores influentes no processo de degradação ambiental na paisagem, destacando-se o desmatamento, assoreamento e contaminação decorrentes do plantio de milho e seus pacotes tecnológicos, comprometendo o abastecimento humano. Sendo assim, a educação ambiental foi enfatizada para a formação de atitudes conscientes, tendo um longo processo histórico no Brasil e no Mundo, sendo fundamental ser abordada de modo interdisciplinar. Logo, as práticas pedagógicas realizadas com o público-alvo do Ensino Fundamental II, foram desenvolvidas nesse intuito, com questionários aplicados, as palestras, visita a campo e aplicação do jogo didático, o que permitiu um acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes frente ao processo de EA, inicialmente identificando as problemáticas envolvendo as práticas agrícolas, para posterior teorização de conceitos bases a exemplo de bacia hidrográfica, visando a compreensão por parte dos alunos dos dilemas locais do município.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação