PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE E CIÊNCIAS AMBIENTAIS: INTERFACE ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA E ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MATINHOS- PR


Autor:

EDUARDA CRISTINA POLETTO GONÇALVES

 

 

Orientador:

NEILOR VANDERLEI KLEINUBING 

 

Coorientador:

MARIA DA GRAÇA KFOURI

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino das ciências ambientais

Educação em saúde

Práticas educativas em saúde

Controle vetorial

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2019

Resumo:

 

O presente trabalho refere-se ao estudo das práticas educativas em saúde nas escolas, propondo o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógicas na escola em conjunto com as equipes de saúde e educação a fim de fortalecer o ensino das ciências ambientais, com o intuito de promover umatransformação social local, bem como avaliar a interface entre saúde e educação no contexto escolar estudado, para desenvolvimento de ações de promoção da saúde, considerando a territorialização da escola e compreendendo como são desenvolvidas as práticas educativas em saúde na escola, por meio das Políticas Públicas inseridas no Sistema Único de Saúde. O local estudado foi a Escola Luiz Carlos dos Santos no município de Matinhos – PR. O tipo de estudo é social e apresenta características da pesquisa-ação participativa por propor uma intervenção no contexto escolar a fim de fortalecer as práticas educativas vigentes e exibe a metodologia da problematização, baseada na resolução de problemas naquela realidade observada. Para o levantamento dos dados se utilizou o método do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Como resultados desta pesquisa se desenvolveu uma ferramenta pedagógica para o ensino das ciências ambientais, o Projeto: Escola, saúde, ambiente e comunidade mobilizados contra o Aedes aegypti. O trabalho intersetorial apresentou-se adequado para ações de promoção da saúde utilizando como ferramenta o ensino por projetos. A educação em saúde contribui com o ensino das ciências ambientais ao utilizar a visão ampliada de saúde. O projeto de intervenção concretizou mudanças no território estudado por meio da diminuição e eliminação de ovos de Aedes aegypti, apresentando assim que as ações de controle vetorial de remoção mecânica sem utilização de produtos químicos, ações intersetoriais e principalmente a educação em saúde ambiental, são os mecanismos adequados para eliminação de vetores e consequentemente a prevenção de doenças, epidemias e mortes. A pesquisa concluiu que as ações intersetoriais na aplicação de Políticas Públicas já existentes para o ensino das ciências ambientais são favoráveis ao êxito, levando como resultado as transformações individuais e coletivas de uma comunidade. Tendo a escola como o local adequado na aplicação dessas ações e considerando a aplicação da educação em saúde, bem como outras medidas desenvolvidas por outros setores como educação, meio ambiente, instituições de ensino superior e associações para efetividade da promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas. 

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