PRÁTICAS MOTIVADORAS PARA A APRENDIZAGEM DA MECÂNICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, CONTEXTUALIZADAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ANTONIO JADSON GOMES VIEIRA

HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA

Mecânica

Experimentos

Práticas de Ensino

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2021

De uma maneira geral, as Ciências estão interligadas desde as suas origens, uma vez que
as ciências naturais se originam da Filosofia Natural e esta da Filosofia. Dentro desse contexto, o surgimento do novo campo interdisciplinar das Ciências Ambientais, nos remete à reflexão sobre a interligação que existe entre as partes, fazendo-nos lembrar que como espécie somos uma parte de um todo. Assim, buscou-se contextualizar o Ensino de Física, mais especificamente da Mecânica, no Ensino das Ciências Ambientais. Este trabalho teve por objetivo elaborar roteiros pedagógicos baseados no emprego de materiais didáticos de baixo custo para o ensino de física em uma perspectiva interdisciplinar, contextualizando-se seus conceitos nos saberes ambientais, de modo a propiciar o entendimento dos fenômenos associados à cultura, utilizando-se a prática como ferramenta motivadora para o aprendizado das Ciências Ambientais. A pesquisa caracterizou-se como de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva analítica baseada em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A pesquisa-ação foi conduzida durante o desenvolvimento de experimentos em que o professor/pesquisador representou uma situação real a ser investigada, propondo uma atividade participativa e colaborativa para ser aplicada para alunos do 1° ano dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Administração Integrados ao Ensino Médio do IFAM/CSGC. Como resultado chegou-se a duas propostas de prática contextualizada e na produção de Manual dos Experimentos. Os fenômenos explorados foram os de queda livre e de lançamento de projéteis, utilizando-se como elemento integrador elementos da realidade cultural e ambiental dos discentes: a queda de frutos de espécies nativas contextualizou o primeiro experimento. No segundo, foi trazido o lançamento de dardos impulsionados pelo sopro da zarabatana, um utensílio milenar e tradicional de povos indígenas em todo o planeta, inclusive entre as etnias da região do Alto Rio Negro, onde localiza-se o município de São Gabriel da Cachoeira. Pretende-se que o manual produzido se torne um instrumento de auxílio no ensino da mecânica, que auxilie professores da região amazônica em suas aulas de modo a facilitar a compreensão da Cinemática Escalar de estudantes da disciplina de Física do Ensino Médio, podendo ser reproduzido, aperfeiçoado ou servir de base para futuras práticas em sala de aula.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação