PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO EM TEMPO INTEGRAL “LUIZ ANDREOLI” – PARANAGUÁ/PR

MARIEL ANDRIOLI DE SOUZA

LOURIVAL DE MORAES FIDELIS

Práticas pedagógicas

Desenvolvimento Sustentável

Sensibilização

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2020

O presente trabalho versa sobre as Práticas Pedagógicas em Educação Transformadora Diante das Questões Ambientais, busca realizar um estudo para diagnosticar junto à Escola Municipal do Campo Em Tempo Integral “Luiz Andreoli”, hábitos culturais relativos às questões ambientais, que necessitam de discussão e sensibilização como forma de contribuição e proteção às comunidades e a vida na Terra. O estudo objetivou sensibilizar a comunidade Morro Inglês, e desenvolveu ações de orientação às práticas habituais de vida, relacionadas ao meio ambiente nessa comunidade. Este trabalho de pesquisa encontrou justificativa na necessidade de atitudes reflexivas, em vista dos problemas ambientais observados na comunidade, relacionado as questões do lixo. Propomos a reflexão quanto ao destino dado ao lixo, problematizando o uso do fogo na queima destes resíduos recicláveis com as folhas secas e outros restos vegetais, fazendo a crítica a este hábito cultural que é passado de geração a geração. Buscou-se valorizar a cultura local da comunidade, e seus hábitos camponeses de vida. Utilizando como método de pesquisa, a pesquisa-ação aliadas as análises dos depoimentos dos participantes, discussões em rodas de conversas, visitas à comunidade, dias de limpeza dos quintais das famílias da comunidade. Desenvolveu-se ações como: horta na escola, fazendo utilização de resíduos orgânicos como adubo para as plantas. Desenvolveu-se também projetos educativos junto à escola e a comunidade, “Projeto Todos por um Mundo Melhor”, onde elaboramos um jornalzinho educativo, realizando uma passeata, levando à comunidade a sugestão de fazer separação do lixo, para fins de reciclagem, ajudando a preservar o meio ambiente, e evitando assim a queima do lixo nos quintais. Buscou-se parceria junto à administração das Colônias, pedindo a coleta do lixo doméstico, que não pode ser reciclado. Observamos que em meio a toda essa riqueza cultural, havia a necessidade de desenvolver junto à comunidade, ações reflexivas de proteção ao meio ambiente. E em parceria, desenvolveu-se o estudo que contou com a participação dos estudantes da UFPR – Setor Litoral, gestores, educadores, educandos e membros da comunidade Colônia Morro Inglês e procedemos o estudo da literatura sobre o assunto. Os resultados do estudo mostraram que através de práticas pedagógicas podemos alcançar mudanças significativas, como: separação do lixo para reciclagem, separação do lixo orgânico para uso em hortas, coleta do lixo doméstico na comunidade, realizada uma vez por semana pela Prefeitura Municipal de Paranaguá, e mudanças de hábitos, fazendo a separação do lixo, evitando a queima nos quintais, visando melhor qualidade de vida na comunidade.