PRÁXIS DOCENTE COM O TEMA GERADOR: FLORA AMAZÔNICA

Tecnologias e mídia na Educação

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2021

O conteúdo dessa dissertação é sobre um projeto de atuação docente que teve como objetivo desenvolver um tutorial de aulas práticas usando um aplicativo como colaborador da práxis pedagógica para discussão de temas ambientais. O aplicativo detecta e caracteriza elementos da natureza utilizando tecnologias de Inteligência Artificial. Para atingir o objetivo, foram ministradas aulas adotando metodologias ativas de ensino-aprendizagem para os sujeitos da pesquisa. As atuações ocorreram com os discentes do curso técnico em informática do Instituto Federal do Amazonas nos campi dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e de Maués. As discussões dos conteúdos foram baseadas na práxis de Paulo Freire, em que teoria e prática se juntam para desenvolver no estudante um processo de transformação emancipatória a partir da reflexão-ação-reflexão. Por causa do contexto ambiental em que a maioria dos estudantes estavam inseridos, o tema gerador escolhido foi a flora amazônica. As aulas ocorreram em fases e em disciplinas distintas cujos resultados agregaram ao conteúdo do tutorial. Foram realizadas entrevistas via formulário com perguntas abertas e fechadas para ser possível analisar os efeitos das experiências vivenciadas pelos discentes. O produto educacional resultante contribui na melhoria das práticas e a práxis educativa de docentes das diversas áreas do conhecimento, bem como fazê-los repensar planos de aula com as temáticas das ciências ambientais mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação