PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SEABRA-BAHIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

TIAGO PINTO VILAS BOAS

ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO

ZANNA MARIA RODRIGUES MATOS

Ensino de ciências na natureza

Educação ambiental crítica

Aprendizagem baseada em projetos

Protagonismo estudantil

Recursos Naturais e Tecnologia

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2022

A presente pesquisa teve por objetivo analisar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr) pode potencializar o ensino de Educação Ambiental Crítica no âmbito da disciplina Ciências na rede municipal de ensino de Seabra, Bahia, município que está localizado no Território de Identidade da Chapada Diamantina. Nesse sentido, o problema de pesquisa consistiu em investigar de que modo a ABPr pode contribuir para a problematização de questões socioambientais locais na disciplina Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, fez-se necessário investigar a realidade local, observando-se os problemas socioambientais e como eles são abordados no âmbito do currículo da rede municipal de ensino, bem como realizou-se uma análise crítica da perspectiva de abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relativa às questões ambientais. A corrente definida para referenciar este estudo foi a corrente de Educação Ambiental Crítica (EAC), a qual forneceu subsídios para a análise da realidade socioambiental local, quanto aos recursos hídricos, que foi uma das principais problemáticas do município elencada na sondagem inicial com os professores da rede municipal de ensino de Seabra, Bahia. Buscou-se, com isso, o processo de mobilização social nas escolas municipais, destacando-se, nesse processo, o protagonismo dos estudantes, incentivando-os a tornarem-se os principais agentes do processo de estruturação do pensamento com relação à dinâmica socioambiental local e tendo o professor como mediador desse processo. Dentre os principais autores utilizados para a fundamentação teórica desta pesquisa, destacam-se Amaral (2002), Guimarães (2000), Filatro (2018), Layrargues (2003), Leff (2000), Loureiro (2012), Mendes (2014), Mora (2013), Moran (2019), Sato (2005), Sauvé (2005), dentre outros. A presente pesquisa adotou abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir da Pesquisa participante. No tocante aos procedimentos metodológicos, elaborou-se um questionário do Google formulários para a coleta de informações, que foi submetido junto aos professores de Ciências, por conta do momento de pandemia de COVID 19, e, na sequência, foram realizados tratamento das informações e sistematização. Em seguida, realizou-se oficinas que abordaram as seguintes temáticas: Água em Seabra: um mergulho na Aprendizagem Baseada em Projetos e as questões socioambientais do município de Seabra. Como produto educacional, foi desenvolvido um aplicativo, que ajuda no desenvolvimento dos estudos sobre EAC e suas problemáticas, relacionadas a questões ambientais locais. Para o desenvolvimento desse aplicativo, foram utilizadas ferramentas simples e gratuitas disponíveis na web, como: o Appsgeyser, Fab App, App Machine, dentre outros. Como resultados, espera-se uma mudança estruturante das práticas de EA, no âmbito da disciplina Ciências, na rede municipal de ensino de Seabra, a partir de contribuições da ABPr, proporcionando aprendizagens que potencializem o protagonismo estudantil, com vistas à melhoria da qualidade do ensino de questões relacionadas ao meio ambiente e suas nuances.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional