PRODUÇÃO DOS ARTEFATOS DE COURO EM IPIRÁ-BA: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL E AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

LILIAN CRUZ SANTOS

TAÍSE BOMFIM DE JESUS

Artefatos de couro

Reaproveitamento

Desenvolvimento sustentável

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2023

Esta pesquisa visou promover estratégias educacionais visando a conscientização sócio ambiental e ações sustentáveis visando o reaproveitamento de resíduos sólidos da produção de artefatos de couro, no município de Ipirá-BA. A produção de artefatos de couro, no município de Ipirá é destaque pelo grande volume de produção com abrangência nas vendas das empresas do município, cobrindo todo o território nacional. A principal especialização do polo de artefatos em Ipirá é a carteira de couro, bolsas e afins, sendo responsável pela geração de mais de 5 mil empregos diretos no município. O reaproveitamento dos resíduos sólidos provenientes dessas produções poderá contribuir com o desenvolvimento econômico do território, assim como a redução dos impactos ambientais causados pelos resíduos das fábricas de couro, na região de Ipirá-BA.O trabalho foi realizado no Colégio Estadual de Ipirá-Ba, local onde trabalho, e que pertence ao quadro de escolas da Rede Pública Estadual da Bahia, dentro de uma metodologia de pesquisa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso desenvolvida na região de Ipirá, Bahia, com um tema de caráter sócio ambiental e sócio científico, relevante para comunidade escolar. Em busca de diagnósticos,sobre a produção de artefatos de couro da região, inicialmente ocorreu a elaboração e aplicação de questionários aos donos de produções e funcionários das fábricas, tendo a análise qualitativa dos dados. Posteriormente a essa atividade,foi feita a tabulação dos dados, com construção de gráficos e análise dos resultados. A turma foi subdividida em grupos, que elaboraram os questionários para pesquisa de campo e aplicaram esses questionários em quatro produções do município obedecendo aos seguintes critérios: cada grupo entrevistou uma produção com aplicação de questionários ao proprietário e aos funcionários. Como resultado desta pesquisa foi possível favorecer o protagonismo estudantil através da vivência e interação com o tema, a partir de atividades de Experimentação, Investigação científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, diversificando dessa forma as estratégias de aprendizagens. Desenvolvendo os produtos educacionais: seminários de pesquisa,oficina pedagógica e feira de artesanato, elaborados e executados em uma sequência didática, pode-se promover uma discussão e conscientização da comunidade escolar sobre as questões sócio ambientais e o reuso de resíduos sólidos provenientes das produções de artefatos de couro assim como criar uma alternativa de fonte de renda.