Autor: THIAGO AUGUSTO GOMES DECHAMPS
Orientador: ADRIANE PEREIRA WANDENESS
Palavras Chaves: Capacitação Tecnologia Ciência Inovação Ensino
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2021 |
Resumo:
A busca por uma aprendizagem significativa não é algo simples, uma vez que o processo pedagógico passa por muitas variáveis e sentidos. Na busca por novas metodologias encontram-se os jogos digitais que, por estarem bastante presentes na vida dos adolescentes, se tornam recursos educativos favoráveis a um aprendizado mais engajador. Dentre os jogos existentes que podem ser utilizados na educação, nesse trabalho utiliza-se o Minecraft. Um jogo eletrônico que atrai a atenção de muitas crianças e adolescentes na atualidade. Atualmente, uma das potencialidades do jogo é na educação ambiental, em que o professor pode promover o ensino dos diferentes biomas, do manejo de recursos naturais, da criação de cidades sustentáveis, do uso de energia solar, além de simular impactos causados pela mineração, agropecuária, desmatamento e construção de hidroelétricas. Esse trabalho tem como objetivo criar uma plataforma para capacitação de professores, Prof. Miner, para o uso do Minecraft Education com uma proposta de atividades para educação ambiental. A plataforma foi criada utilizando a ferramenta de criação de sites Wix, organizada em formato de vídeo e separada em quatro módulos. A análise dos resultados apresenta uma abordagem qualitativa de uma pesquisa que foi realizada entre professores através do preenchimento de um questionário no qual avaliaram: o uso da plataforma na capacitação de professores, a organização e a clareza do conteúdo, a proposta para a educação ambiental e a aplicabilidade dessa estratégia em sala de aula. O Prof. Miner mostra-se como ferramenta de suporte para o processo de ensino-aprendizagem e capacitação dos professores, uma vez que aproxima os conteúdos do universo dos alunos, no que concerne ao mundo e rapidez tecnológica. |
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