PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE E AO TRABALHO DO PROFESSOR MUNICIPAL DE PARANAGUÁ: UM ESTUDO DE CASO

IRAZILDA BISSON DALAGO

MANOEL FLORES LESAMA

Trabalho do Professor

Qualidade de vida no trabalho

Estudo de Caso Etnográfico

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

Este trabalho é um estudo de caso sobre a criação do Programa de atenção à Saúde e ao trabalho do Professor municipal de Paranaguá, atua com olhar de pesquisador, levanta dados estatísticos relacionados a temáticas pertinentes à profissão, apontadas como fator de interferência na saúde, no trabalho docente e na qualidade de vida do ambiente escolar. Com o propósito de estabelecer diálogos e frequentes com os professores no sentido de primar pela promoção da saúde e na atenção ao trabalho docente, considerando a complexidade em relação ao desenvolvimento organizacional, social, emocional e temporal no ambiente escolar. A ação é um exemplo singular e pioneira no município, numa abordagem biopsicossocial, constituído em caráter intersetorial e interdisciplinar, por profissionais da educação, saúde, esporte e parceiros da iniciativa pública e privada. O material é produzido através do estudo de caso etnográfico realizado na rede municipal de Paranaguá-PR como opção metodológica para desenvolver ações de promoção à saúde do professor e no atendimento mais efetivo ao profissional que se apresenta no quadro estatístico de absenteísmo, com restrição ou afastado por auxílio doença. Nas rodas de conversa busca-se discutir o trabalho docente bem como seus desafios e problemáticas que interferem na sua saúde e no seu desempenho profissional. Destacamos no processo de pesquisa a implicação da inserção da pesquisadora em campo e também técnica da Secretária Municipal de Educação. A existência hoje, de uma gestão municipal preocupada em ofertar uma educação de qualidade e de valorização da vida no ambiente escolar, possibilitou a construção de uma referência local. O caso de Paranaguá é um processo rico em “contradições” considerando o histórico de lutas por valorização docente, mas também em “ensaios”, o que atesta esta importante abertura para a pesquisa no campo da saúde e do trabalho do professor. Uma das principais contribuições da experiência dessa pesquisa é a constatação de que a criação da Comunidade de Investigação: “Programa de Atenção à Saúde ao trabalho do Professor” é um desafio permanente, que perpassa pelas condições históricas, ideológicas e políticas do sistema educacional brasileiro e da implicação de seus atores.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional