PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES AMBIENTAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARANAGUÁ – PR


Autor:

VANDECY SILVA DUTRA

 

 

Orientador:

MAURÍCIO CÉSAR VITÓRIA FAGUNDES

 

 

 

Palavras Chaves:

Projeto Político Pedagógico

Educação Ambiental

Formação de Professores

Rede Municipal de Educação de Paranaguá

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2019

Resumo:

 

O caminho que transcorreu esta pesquisa se estabeleceu na Rede Municipal de Educação no Município de Paranaguá, objetivando compreender o processo de construção de Projeto Político Pedagógico (PPP) democrático, com foco na Educação Ambiental, associado a três objetivos específicos: diagnosticar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas nas instituições de ensino da rede; relacionar os conceitos que os sujeitos pré-definem de Escola Ecológica, Escola Pública, o Bem Viver e Humanização com a Educação Ambiental; e construir com os sujeitos da pesquisa fundamentos de um PPP como suporte à formação permanente de professores, mirando a transformação social e local, como caminho de uma prática docente crítica sobre o ambiente. A fundamentação teórica buscou conciliar a Educação Ambiental à luz da concepção de PPP, os marcos legais e históricos da disciplina e a formação de professores, alicerçada na contextualização do município no que se refere à descrição e dados da Educação. A escolha metodológica se definiu pela pesquisa qualitativa e exploratória, desenvolvida por meio da pesquisa participante. O espaço escolhido para a realização do estudo foi na Secretaria Municipal de Educação (SEMEDI) de Paranaguá e os sujeitos foram 12 docentes técnicos responsáveis pela gestão da Educação Infantil e o Ensino Fundamental Séries Iniciais. Para a coleta de dados, a pesquisadora utilizou da observação participante com anotações em diário de bordo decorrente dos encontros de grupos de discussão e questionário enviado via e-mail para as 32 escolas e 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), contendo 10 questões discursivas no que resultou no Diagnóstico Inicial. A partir do diagnóstico inicial a problemática emergente, desencadeando em processos de formação docente com os Pedagogos durante o segundo semestre do ano de 2018 e primeiro semestre de 2019, em que o horizonte foi à construção do PPP de uma escola ecológica transformadora. O segundo momento da pesquisa, teve continuidade com 07 encontros de grupo de discussão, totalizando 09 durante toda a pesquisa. Os dados obtidos durante a pesquisa evidenciaram no primeiro momento ao mapear as práticas em Educação Ambiental que as ações são iniciantes, alguns com a intencionalidade em aprofundar projetos estruturados, porém, a maioria está voltado às escolas de tempo integral. Diante deste cenário os sujeitos da pesquisa apoiados pela pesquisa participante aproximam-se dos Pedagogos lotados nas escolas municipais pela formação permanente, no anseio de diagnosticar a demanda real, os desafios a serem superados para propor uma discussão em torno na problemática ambiental, partindo das propostas pedagógicas das instituições. A relação dos conceitos que os sujeitos pré-definiram de Escola Ecológica, Escola Pública, o Bem Viver e Humanização com a Educação ambiental se apresentaram consistentes e necessários para fundamentar o PPP, documento suleador de um espaço ecológico, para a formação regular dos estudantes no município de Paranaguá. 

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