PROMOÇÃO DA SAÚDE DOCENTE EM VERDE URBANO: INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

PAULA REGINA GERALDO MOURA CORDEIRO

ROBERTO EDUARDO BUENO

Coorientador: HELENA MIDORI KASHIWAGI

Saúde do professor

Ciências ambientais

Educação física

Áreas verdes

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

Essa dissertação tem como objetivo geral contribuir para a promoção da saúde docente por meio da integração da atividade física nos espaços verdes urbanos e à sensibilização para o ensino das ciências ambientais, o qual o público-alvo são professores de todas as áreas. A atividade física proporciona muitos benefícios, como melhora na qualidade de vida, redução de mortes, aumento da autonomia e menor sedentarismo, devendo ser incentivada em todos os momentos da vida devido aos seus benefícios para a saúde. Portanto, justifica-se o presente estudo e produção de um guia personalizado ao docente, que vem ao encontro da importância da adesão das práticas de promoção da saúde física, social, mental e à qualidade de vida de docentes pelo contato direto com as áreas verdes, adicionando o despertar destas práticas com a conscientização socioambiental destes profissionais que serão multiplicadores da educação física integrada ao ensino das ciências ambientais juntos aos seus discentes e colegas de trabalho. Na vertente da pesquisa de dissertação ora implementada, realizou-se a análise de conteúdo do referido “Guia de Atividade Física para a População Brasileira” com aporte da Técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, para análise e interpretação de textos. O presente estudo observou que a saúde docente está cada vez mais influenciada pelas cobranças elevadas, metas, desvalorização profissional, conflitos, salas de aulas com excesso de alunos, entre outros aspectos do trabalho docente. Observa-se a necessidade de mais projetos relacionados diretamente à saúde docente. Também, se percebe a necessidade de construção de paradigmas interdisciplinares e intersetoriais de promoção da saúde que envolvam a saúde e educação, favorecendo assim a prevenção de doenças ocupacionais e a manutenção da saúde docente e as suas consequências no trabalho cotidiano. O produto dessa dissertação foi o guia de atividades físicas em áreas verdes especificamente para professores, o qual pode instigar a promoção da saúde física, social e mental dos docentes. Isto pode ter sinergia quando se conjuga as atividades físicas em áreas verdes, aliadas ao contato com a natureza e promovendo a conscientização e educação socioambiental de docentes. A forma como os docentes levam a vida acaba influenciando o seu bemestar e consequentemente a sua saúde e o desempenho no seu trabalho. Concluindo assim que essa prática específica seja realizada constantemente e em ambientes verdes, beneficiando a saúde como um todo, para reduzir o estresse, se manter ativo, promover a interação com o meio ambiente e com isso aumentar a sensação de felicidade.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional