PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BIODIGESTOR ANAERÓBIO COMO UMA ALTERNATIVA DE SUBSISTÊNCIA EM UNIDADES PRODUTIVAS DO ASSENTAMENTO ROSA LUXEMBURGO II/ SÃO CRISTÓVÃO-SE


 

 

Autor:

PEDRIANE INÁCIA OLIVEIRA DA COSTA

 

 

 

Orientador:

RENATA NUNES AZAMBUJA

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental Critica

Agroecologia

Tecnologias Sociais

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2022

Resumo:

 

A integração da Educação Ambiental Critica e a Agroecologia, pode ser utilizadas para a definição e aplicação de princípios ecológicos, utilizando-se da educação não-formal como
um processo multidimensional. Ela estabelece condições para: a aprendizagem política e direitos individuais; capacita para o trabalho, pelo desenvolvimento de habilidades e competências; estabelece práticas que capacitam os indivíduos para uso das tecnologias sociais e estimula a replicação de práticas com baixo custo/consumo de resíduos biodegradáveis no cotidiano comunitário. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal, Propor a adoção de uma tecnologia social no P.A Rosa Luxemburgo II, no município de São Cristóvão/ Sergipe, visando à promoção da Educação Ambiental Critica com um viés Agroecológico a partir da construção de um protótipo de biodigestor anaeróbico.
Tal estudo tem por finalidade observar as ações dos agricultores e o potencial produtivo de energia renovável a partir do aproveitamento das fezes de animais por meio do desenvolvimento de um protótipo de um biodigestor. Tendo em vista a obtenção de um produto didático/tecnológico. O método adotado para obtenção de dados foi através da “Pesquisação”, passando pela corrente filosófica fenomenológica, para tanto, foram feitas observações na comunidade a fim de relatar ações que eram praticadas no dia a dia dos agricultores e que poderiam ser mudadas ou melhoradas. Sendo construído assim, os seguintes procedimentos metodológicos: foram adotados levantamento e revisão bibliográfica; trabalho de campo com observações livres, caderneta de campo, registros fotográficos e impressões dos fenômenos ambientais presente na comunidade. Como resultado, foi possível devolver a Tecnologia do biodigestor, com materiais encontrados facilmente em casas de material de construção, foi utilizado como tanque para que ocorresse a fermentação uma bombona de 60 litros com capacidade para 10 Kg de fezes diluída em 10L de água, canos de pvc, mangueira, torneiras plásticas, registros e adaptares para as conexões, para que o gás gerado tivesse uma qualidade para o uso, foram construídos dois filtros um com o pote de vidro com capacidade para 3,5 L , contendo 1 L de água e o segundo com 1 M de cano de pvc ,contendo dois pacotes de esponja de aço e por fim foi conectado uma câmara de moto, para que o gás gerado fosse armazenado. O produto didático, que teve por finalidade de apresentar o processo de construção do protótipo de forma didática e de fácil compreensão, mostrando o passo a passo para se construir a tecnologia do protótipo, a cartilha tem uma capacidade de promover EAC e facilitar o entendimento. De modo que, esta tecnologia social venha a ser replicada em outros assentamentos que possuam características semelhantes ao utilizado no âmbito desta pesquisa.

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