Autor:
PEDRIANE INÁCIA OLIVEIRA DA COSTA
Orientador:
RENATA NUNES AZAMBUJA
Palavras Chaves:
Educação Ambiental Critica
Agroecologia
Tecnologias Sociais
Linha de Pesquisa:
Recursos Naturais e Tecnologia
Projeto Estruturante:
Não informado
Instituição:
PROFCIAMB UFS
Ano: 2022 |
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Resumo:
A integração da Educação Ambiental Critica e a Agroecologia, pode ser utilizadas para a definição e aplicação de princípios ecológicos, utilizando-se da educação não-formal como
um processo multidimensional. Ela estabelece condições para: a aprendizagem política e direitos individuais; capacita para o trabalho, pelo desenvolvimento de habilidades e competências; estabelece práticas que capacitam os indivíduos para uso das tecnologias sociais e estimula a replicação de práticas com baixo custo/consumo de resíduos biodegradáveis no cotidiano comunitário. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal, Propor a adoção de uma tecnologia social no P.A Rosa Luxemburgo II, no município de São Cristóvão/ Sergipe, visando à promoção da Educação Ambiental Critica com um viés Agroecológico a partir da construção de um protótipo de biodigestor anaeróbico.
Tal estudo tem por finalidade observar as ações dos agricultores e o potencial produtivo de energia renovável a partir do aproveitamento das fezes de animais por meio do desenvolvimento de um protótipo de um biodigestor. Tendo em vista a obtenção de um produto didático/tecnológico. O método adotado para obtenção de dados foi através da “Pesquisação”, passando pela corrente filosófica fenomenológica, para tanto, foram feitas observações na comunidade a fim de relatar ações que eram praticadas no dia a dia dos agricultores e que poderiam ser mudadas ou melhoradas. Sendo construído assim, os seguintes procedimentos metodológicos: foram adotados levantamento e revisão bibliográfica; trabalho de campo com observações livres, caderneta de campo, registros fotográficos e impressões dos fenômenos ambientais presente na comunidade. Como resultado, foi possível devolver a Tecnologia do biodigestor, com materiais encontrados facilmente em casas de material de construção, foi utilizado como tanque para que ocorresse a fermentação uma bombona de 60 litros com capacidade para 10 Kg de fezes diluída em 10L de água, canos de pvc, mangueira, torneiras plásticas, registros e adaptares para as conexões, para que o gás gerado tivesse uma qualidade para o uso, foram construídos dois filtros um com o pote de vidro com capacidade para 3,5 L , contendo 1 L de água e o segundo com 1 M de cano de pvc ,contendo dois pacotes de esponja de aço e por fim foi conectado uma câmara de moto, para que o gás gerado fosse armazenado. O produto didático, que teve por finalidade de apresentar o processo de construção do protótipo de forma didática e de fácil compreensão, mostrando o passo a passo para se construir a tecnologia do protótipo, a cartilha tem uma capacidade de promover EAC e facilitar o entendimento. De modo que, esta tecnologia social venha a ser replicada em outros assentamentos que possuam características semelhantes ao utilizado no âmbito desta pesquisa.
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