PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HORTAS VERTICAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM FEIRA DE SANTANA- BA


 

Autor:

CÁRITA FERREIRA CONCEIÇÃO SILVA

 

 

 

Orientador:

MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO 

 

Coorientador:

JOSELISA MARIA CHAVES

 

 

 

Palavras Chaves:

Hortas verticais

Educação ambiental

Interdisciplinaridade

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A proposta pedagógica de hortas verticais para o Ensino Médio se constituiu de oficinas temáticas inspiradas na perspectiva interdisciplar que articulou os saberes populares construídos pela vivência cotidiana dos estudantes e os conhecimentos científicos sobre o cultivo de hortaliças que demonstraram o nosso envolvimento com as questões ambientais. Assim, a pergunta norteadora deste estudo foi: Em que medida a proposta pedagógica de hortas verticais pode contribuir para a Educação Ambiental no Ensino Médio? A pesquisa fundamentou-se nas discussões dos seguintes referenciais: Educação Ambiental, interdisciplinaridade e hortas verticais. Esta pesquisa, de abordagem  ualitativa, teve por objetivo compreender as contribuições da proposta pedagógica de hortas verticais para Educação Ambiental no Colégio Estadual Edith Machado Boaventura em Feira de Santana, Bahia. Para isto, participaram deste estudo estudantes do 1o A do turno matutino, professores de diferentes áreas do conhecimento e duas merendeiras do colégio. O estudo se desenvolveu na perspectiva da pesquisa participante com os seguintes instrumentos para compreensão das informações: questionário, observação participante e caderno de campo. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria dos estudantes reconhecem a necessidade da construção de outros espaços de aprendizagem no colégio; relacionam as hortas verticais somente a ação da natureza sem a presença da sociedade; visualizam a pesquisa como possibilidade de desenvolver o conhecimento construído em sua vida cotidiana; e tem o hábito de cultivar alimentos em casa. A partir desta pesquisa foi construído um produto educacional, site, para apresentar a proposta pedagógica de hortas verticais desenvolvida de forma colaborativa por meio do diálogo entre os saberes e que favoreceu a reflexão sobre as questões ambientais para além do colégio.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional