PROTEÇÃO DE BREJOS DE EXPOSIÇÃO E FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS COM USO DE APLICATIVO

HENÁGIO JOSÉ DA SILVA

ALINEAUREA FLORENTINO SILVA

Coorientador:

LUCIVÂNIO JATOBÁ DE OLIVEIRA

Áreas de exceção

Recursos hídricos

Tecnologias móveis

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2019

Os brejos de exposição são áreas de exceção dentro do semiárido brasileiro que ficam expostos aos fluxos de ar úmido que ascendem em maciços residuais, espalhando-se pelos espaços geográficos com déficit hídrico. Essas áreas possuem grande relevância no contexto do semiárido, principalmente por apresentarem maiores suportes hídricos que as áreas circunvizinhas. Porém, algumas delas encontram-se em elevados níveis de degradação. Dentro dessa temática, o trabalho teve como objetivo favorecer a proteção de brejos de exposição e fortalecimento do processo de ensino – aprendizagem em Ciências Ambientais com uso de aplicativo para smartphones. O aplicativo – App Brejo de Exposição foi desenvolvido na plataforma brasileira Fábrica de Aplicativos, com subtemas relacionados à temática principal da dissertação. Consiste em uma plataforma digital com dez ícones na tela inicial para navegação e aprendizado sobre temas relacionados ao brejo, como o solo, vegetação, relevo e clima presente, fontes de água, impactos e cuidados ambientais. O aplicativo – App foi utilizado nas turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, situada no município de Brejo da Madre de Deus – PE. Antes do uso do aplicativo, foi solicitada a elaboração de mapas conceituais para verificar seus conhecimentos prévios. Após estudo dos subtemas presentes nos ícones do aplicativo – App, foram propostas atividades problematizadoras no próprio aplicativo – App. Em seguida, elaborou-se novos mapas conceituais com os mesmos estudantes, com os conhecimentos adquiridos somados aos conhecimentos prévios. Verificou-se que, por meio da utilização do aplicativo – App Brejo de Exposição, os estudantes desenvolveram suas aprendizagens, realizaram ações colaborativas e ampliaram o uso das tecnologias móveis nos espaços formais de aprendizagem. Concluímos que o uso de dispositivos móveis na geração de estudantes nativos digitais torna as aulas mais atrativas, o aprendizado é viabilizado, além de potencializar a sensibilização na perspectiva de se tornarem cidadãos críticos e desenvolverem ações de proteção das condições naturais do brejo de exposição.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação