QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES: CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA ONLINE PARA O AUTOCUIDADO


 

Autor:

LIVIA DE MORAES PEREIRA

 

 

 

Orientador:

CECÍLIA PATRÍCIA ALVES COSTA

 

Coorientador:

BRUNO SEVERO

 

 

 

Palavras Chaves:

Autocuidado

Bem-estar

Saúde do professor

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2022

Resumo:

 

A profissão docente passa por muitos desafios sociais e pessoais. Manter o entusiasmo, a verdade, o conhecimento e a criatividade não é fácil. É uma tarefa árdua, com desafios e conquistas. Mas, para um trabalho efetivo é necessário a busca salutogênica diariamente. Com o intuito de contribuir com a saúde física e psíquica dos professores foi construída uma plataforma online contendo atividades, informações, conteúdos, cursos e encontros que auxiliem no autocuidado e no bem-estar dos professores. Um diagnóstico online construído pelo Google Forms, contendo perguntas relacionadas a percepção profissional e pessoal dos professores foi realizado para o auxílio dos conteúdos da plataforma. Ansiedade, agitação, falta de relaxamento (tensão), fadiga, insônia, desvalorização social,
infraestrutura precária, salários baixos e incompatíveis com a carga e responsabilidade do trabalho, falta de tempo para uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis (como exercícios físicos) são alguns contextos diários e desafiadores relatados pelos participantes. Os resultados auxiliaram na construção da plataforma “Autoeducar”, que foi construída a partir da plataforma Wix. As atividades propostas visam trabalhar de forma integral no ser humano, tendo como inspiração a filosofia antroposófica. Assim, esperamos contribuir para uma melhoria da qualidade da educação, a partir da valorização dos professores, alcançando alguns objetivos de desenvolvimento sustentável, como saúde, bem-estar e educação de qualidade
.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional