QUINTAL AGROECOLÓGICO NA ESCOLA: LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

JUCELI APARECIDA LEME MUNDO

MARIA OLIMPIA DE OLIVEIRA REZENDE

Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Horta Escolar
Metodologia Ativa

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2021

Este estudo teve como tema central a Educação Ambiental (EA) no âmbito do ensino fundamental. Trata de aspectos conceituais relacionados à evolução da temática de educação ambiental no contexto da educação. Foram considerados os principais encontros internacionais sobre o meio ambiente onde os conceitos foram direcionados à educação. No Brasil, foi dado atenção às principais políticas de EA no século XXI. Outra temática desenvolvida foi sobre recursos metodológicos no ensino e aprendizagem de EA. Foram consideradas as experiências metodológicas correlacionadas ao estudo, como por exemplo, os trabalhos que tratavam de hortas em EA e aqueles que analisaram desenhos e relatos infantis para avaliar a percepção das crianças sobre temas relacionados à EA. A parte experimental do projeto ocorreu no ano de 2018, na Escola Municipal Carmine Botta, no município de São Carlos, São Paulo. Este projeto teve como objetivo criar um ambiente de aprendizagem que potencializasse o ensino de conceitos de ciências e educação ambiental. Trata-se da construção coletiva de um espaço, fora da sala de aula, denominado Quintal Agroecológico, tendo como foco relacionar aspectos do cotidiano (consumo de alimentos, geração de resíduos) com as atividades desenvolvidas no Quintal Agroecológico (produção de alimentos, compostagem) para despertar o espírito crítico sobre a relação sociedade e natureza. Uma horta e uma composteira caseira foram construídas e incorporadas ao conjunto de áreas verdes já existentes na escola como os jardins ornamentais, as árvores frutíferas e as árvores do Cerrado brasileiro. A construção e manutenção da horta e composteira e os passeios no terreno da escola passaram a integrar a rotina da turma. O planejamento e avaliação das atividades foram realizados coletivamente em rodas de conversa. Os alunos documentaram as atividades na forma de relatos e desenhos realizados durante o ano letivo. Os depoimentos dos alunos revelaram que a horta se tornou um dos lugares mais prazerosos na escola, concorrendo com a quadra de esportes. Ir para a horta tornou-se um hábito agradável e prazeroso para grande parte dos participantes do estudo. As atividades necessárias para a manutenção diária da horta, tais como a irrigação, a limpeza regular e a manutenção da composteira, contribuíram para o sentimento de responsabilidade e afeto com as plantas e o espaço da horta. A transformação da paisagem com a limpeza do terreno, a preparação dos canteiros, plantio de mudas e posterior desenvolvimento das culturas, das flores e dos frutos permitiram a sensibilização das crianças para o ritmo da natureza, as características de cada estação, e a observação da ação do sol, da chuva, do vento no desenvolvimento das plantas.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação