QUIZ AMBIENTAL UM APLICATIVO UTILIZADO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS


Autor:

ROGÉRIO SOUSA ESTEVAM

 

 

Orientador:

SIMONE DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA

 

 

Coorientador:

DAVIS CASTRO DOS SANTOS

 

 

 

Palavras Chaves:

Aplicativo

Aprendizagem

Ciências Ambientais

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2019

Resumo:

 

Temáticas como as questões ambientais que tratam de assuntos relacionados à poluição atmosférica e da água, efeito estufa e chuva ácida, serviram de base para a elaboração de uma ferramenta pedagógica, com o objetivo de auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. O Quiz Ambiental é um software de celular que foi desenvolvido e testado com o objetivo de avaliar seu uso como ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento de assuntos relacionados às ciências ambientais. O aplicativo apresenta um formato de perguntas e respostas, com questões de
múltipla escolha de diferentes níveis de dificuldade, o qual foi aplicado com um grupo de
professores e estudantes de cursos de qualificação profissional, em uma Instituição de Ensino Profissionalizante e em uma escola da rede pública estadual, ambas localizadas no Município de Barcarena – PA, entre os anos de 2018 e 2019. Dentre os resultados, observou-se o envolvimento e a participação tanto dos alunos, quanto dos professores, durante a execução das atividades relacionadas ao uso desta ferramenta. Todavia, foram observadas também, algumas dificuldades encontradas durante a aplicação do jogo, como a necessidade de acesso à internet para sua instalação e finalização, além do grau de complexidade de algumas questões, que ficou evidenciado após os testes realizados. As informações coletadas nesse processo demonstraram que a utilização de tecnologias, como aplicativos para smartphones, pode ser uma aliada no processo de construção de conhecimentos relacionados ao ensino das ciências ambientais.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação