REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: APLICAÇÃO AO ENSINO FUNDAMENTAL


 

Autor:

VALDECIR SANTOS NOGUEIRA

 

 

 

Orientador:

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

 

 

 

Palavras Chaves:

Percepção ambiental

Estudo do meio

Áreas de Preservação Permanente

Objeto Digital de Aprendizagem

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Tecnologias e Mídias na Educação

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2022

Resumo:

 

Os impactos ambientais causados pelas cheias na Amazônia afetam a qualidade de vida das populações que residem às margens dos rios, do Lago da Serraria e em Áreas de Preservação Permanente. Percebe-se ainda uma carência de equipamentos e ferramentas tecnológicas aplicadas ao Ensino Básico nas escolas municipais no Ensino Fundamental, como na Escola Municipal Maria do Socorro Brito, localizada no entorno do Lago. Diante disso, buscou-se descrever as contribuições do uso de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada no processo de ensino de temáticas socioambientais do Lago da serraria em Lábrea-AM no Ensino Fundamental, buscando, caracterizar o ambiente do entorno do Lago – território/espacial e impactos gerados pelo homem; Analisar as contribuições do uso imersivo de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em atividades escolares; e desenvolver material educacional de modo a disseminar o uso de Objeto Digital de Aprendizagem abordando temáticas ambientais – história ambiental, água, resíduos. caminho metodológico traçado a partir da abordagem da complexidade sistêmica adotou as técnicas de estudo do meio e pesquisa-ação com abordagem exploratória. Os resultados demonstraram que o Lago vem sofrendo perturbações ao longo dos anos, com acumulo de moradias em locais de risco, despejo de resíduos sólidos, resíduo hospitalar, de madeira e combustíveis, mas que teve e ainda tem função importante na vida das pessoas, pois é o local onde vivem, plantam, trabalham e pertence as suas histórias de vida; Demonstram ainda que atividades inter e transdisciplinares com uso das tecnologias digitais de Realidade Virtual e Aumenta, contribui para a motivação e produção do conhecimento de forma colaborativa, interativa contribuindo para o desenvolvimento do educando. O Produto desenvolvido possibilitará a integralização dos conhecimentos ambientais resinificando a prática de ensino das Ciências Ambientais no Ensino Fundamental e assim, contribuir para o sentimento de pertencimento à região Amazônica, para a formação do imaginário de pertencimento à região e assim, serem atores mais ativos em sua defesa das questões socioambientais.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional