RECICLAR PARA O PLANETA ALEGRAR: PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS COM RESÍDUOS SÓLIDOS, A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autor:

ELIZABETE REGINA DA SILVA DE FREITAS

 

 

Orientador:

DIJANAH COTA MACHADO 

 

Coorientador:

VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA

 

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental

Educação Infantil

Resíduos Sólidos

Reciclagem

Ludicidade

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Ambiente e Sociedade

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2023

Resumo:

 

Diante de tudo que temos observado acerca das mudanças climáticas, influenciadas pela degradação do meio ambiente, tendo a ação do homem como agente principal, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas que mitiguem os danos causados ao planeta, visando mais equilíbrio do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil. Para atingir tais objetivos, foi aplicada a sequência didática com os alunos da educação infantil, com idade entre 3 e 4 anos, na Creche Emanuel que é um anexo da Escola Municipal Brites de Albuquerque no Município de Olinda. O produto educacional promoveu um novo olhar voltado à questão ambiental e refletiu sobre o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Os objetivos educacionais propostos foram alcançados de forma significativa, onde os alunos foram inseridos nesse universo da coleta seletiva de forma lúdica e a aprendizagem se deu de forma prazerosa, com descobertas, engajamento, diversão, com ênfase no desenvolvimento da linguagem oral, a criatividade, a socialização e o respeito à diversidade.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional