RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS E O ENSINO TRANSVERSAL DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS ANOS INICIAS: DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DIDÁTICA


Autor:

SABRINA THAIS VIEIRA SANTOS SENKOWSKI

 

 

Orientador:

JOSÉ CANDIDO DE SOUZA FILHO

 

 

Palavras Chaves:

Transversalidade

Recursos metodológicos

Educação Básica

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2020

Resumo:

 

A contemporaneidade é um período marcado pela presença da tecnologia na sociedade, e uma sociedade permeada por problemas ambientais, alguns decorrentes da evolução cientifica e tecnológica, mas principalmente pela relação de exploração que os seres humanos têm tido com a natureza. Neste cenário a educação ambiental é uma proposta de ação que almeja contribuir para minimizar os impactos humanos sobre o meio ambiente, por meio da formação crítica dos sujeitos. Nas instituições de ensino umas das propostas para promover a educação ambiental é o trabalho transversal do tema meio ambiente, por meio da qual as diversas disciplinas que compõe o currículo, articulam temas ambientais com os conteúdos disciplinares, utilizando para isso de diferentes estratégias e recursos. Em uma sociedade onde uma tecnologia digital é tão presente e influente, incorporá-la às práticas pedagógicas é uma necessidade e uma maneira de potencializar o ensino, inclusive o ensino dos temas ambientais. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo investigar se o tema meio ambiente está sendo promovido de maneira transversal e se os recursos das tecnologias digitais estão sendo incorporados à prática pedagógica para promovê-lo. Para isso foi utilizada a pesquisa-ação por meio da análise documental das Propostas Pedagógicas Curriculares e de questionários investigativos referentes a prática pedagógica, diagnosticando as potencialidades e fragilidades apresentadas por uma instituição municipal que atende o ensino fundamental, anos iniciais, no ano de dois mil e dezenove, e a ação, foi a estruturação de uma sequência didática, dividida em módulos, sendo que, cada um deles contempla uma disciplina curricular, demonstrando a possibilidade da transversalidade no ensino fundamental anos iniciais, resultando em um momento formativo de socialização do diagnóstico e apontando o conhecimento e a apropriação do trabalho transversal como possibilidade de superar as fragilidades apontadas e promover a educação ambiental contínua e contextualizada com a realidade local e com os diferentes saberes.

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