REFLEXÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA SULLY DA ROSA VILARINHO À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

SILVANA APARECIDA MARCONDI SILVA

CLAUDEMIRA VIEIRA GUSMÃO LOPES

Educação Ambiental

Entorno da Escola

Prática Docente

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

A presente pesquisa é resultado das vivências realizadas na Escola Municipal em Tempo Integral Professora Sully da Rosa Vilarinho, localizada no município de Paranaguá, litoral do Paraná, com o objetivo de compreender como a Educação Ambiental (EA) é ofertada no cotidiano e como ocorre a inserção dessas práticas no Projeto Político Pedagógico da escola. A construção do referencial teórico leva em consideração abordagens da relação indissociável entre ser humano e natureza, desde os pensadores originários até os pensadores atuais. Na sequência, optou-se por realizar vivências em campo para observar a realidade da escola, do seu entorno e da extensão do bairro Ponta do Caju, região onde está localizada a instituição. O contexto central que orienta a metodologia utilizada assumiu desde o início uma relação dialógica com os sujeitos que compõem esta pesquisa. A partir dos diálogos foram construídas entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e o reconhecimento do entorno da escola. No decorrer do caminho, surgiram fatos sobre a história do bairro, o que tornou possível resgatar fragmentos da memória da comunidade, relacionados com a primeira reunião da associação de moradores do bairro Ponta do Caju, no ano de 1985, período marcado pelas preocupações com as questões socioambientais. A análise dos resultados aponta de que forma ocorre a inserção das atividades relacionadas à EA na escola, onde a maior parte das atividades ainda apresenta características da lógica formal e conservadora, muitas vezes limitando-se ao caráter informativo. A análise aponta que a inserção das atividades no PPP da escola necessita de construções coletivas para atingir o que se espera da EA; porém, constatou-se interesse em construir um documento que evidencie todas as atividades de EA desenvolvidas na escola. A pesquisa ainda procurou entender a relação das professoras e servidoras com o bairro, principalmente quais são as percepções sobre as potencialidades do local para desenvolver atividades relacionadas à EA. O presente estudo foi finalizado com um produto educacional, planejado a partir de práticas pedagógicas relacionadas à EA em seu viés crítico, no qual foi possível envolver o entorno escolar e a realidade dos estudantes, com o propósito de levá-los a refletir sobre a problemática socioambiental e a interpretar o mundo de forma crítica.